Vivemos tempos em que a divulgação de notícias sobre os mais diferentes eventos no planeta nos mostram as dores de nossos irmãos humanos e animais.
Independente de muitos veículos de comunicação só optarem por noticiar tragédias, elas realmente ocorrem e trazem muita desgraça para os diferentes seres de vários lugares do mundo, veja-se, mais recentemente no Rio Grande do Sul, os efeitos das grandes enchentes que quase fizeram desaparecer municípios inteiros.
Últimas Notícias
A maioria dos eventos como terremotos, vulcões, furacões, enchentes, secas, fome são fenômenos naturais, que nem sempre, são provocados por nós. Nos vulcões, quando a pressão aumenta nas profundezas onde borbulha o magma, naturalmente ele entra em erupção e pode trazer muita desgraça para quem vive ao seu redor.
Assim também os furacões e os terremotos. Esses são eventos de origem natural, os furacões são criados a partir de pressões atmosféricas que aumentam e acabam criando esses redemoinhos de ar que vão destruindo por onde passam, veja-se por esses dias o furacão Beryl que partiu da República Dominicana em Direção ao México, quantos prejuízos vem causando.
Os terremotos, que também são motivados por acomodações de camadas intraterrenas, principalmente próximo às placas tectônicas, uma vez que essas placas se movimentam para acomodar novas formações rochosas.
Esses terremotos, muitas vezes causam os Tsunamis e não podemos nos esquecer de um deles que varreu o Japão, trazendo prejuízos imensos e uma dor profunda na população.
É neste ponto que quero chegar: a dor dos outros!!!
O papel da mídia é nos informar sobre o que acontece no mundo – a violência, a guerra, a intolerância que existem entre os homens e trazem muita dor, poderia ser um exemplo de como poderíamos nos livrar de certos julgamentos e comportamentos para termos um mundo mais justo mais igualitário.
Quem sabe se nós nos conscientizássemos de que o planeta já tem seus acidentes que trazem tantos infortúnios e parássemos de vez com a violência entre nós mesmos? Seria possível que quem sabe, ao sentirmos a dor do outro em diferentes situações, entenderíamos que a dor não é só nossa!!!
Muitas vezes o que nos faz infeliz por causa da nossa situação de dor, de abandono e de violência reside justamente no fato de não reconhecermos que há dores mais profundas e que a solidariedade pode ser um remédio para a nossa dor e o sofrimento daquele que está ao nosso lado, na Terra.
(Este texto não reflete, necessáriamente, a opinião do Portal HojeDiário.com)