PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Empreendedor, use o YouTube como seu aliado!”, por Rebeka Assis

Pode até parecer uma daquelas dicas genéricas de internet, mas acredite: a plataforma de vídeos mais famosa do mundo pode te ajudar a alcançar mais clientes (além da chance de monetizar sua empresa)

Quando o YouTube surgiu, lá em 2005, parecia ser apenas uma plataforma para pessoas que queriam compartilhar suas opiniões ou se tornarem famosas. Hoje, com mais de 120 milhões de usuários conectados todo mês, conforme pesquisa feita em 2023 pela Conscore, a plataforma de vídeos se tornou um excelente canal para diversos objetivos, inclusive fazer a sua empresa ganhar mais espaço no coração dos clientes.

Outro estudo, também realizado ano passado, pela Offerwise, identificou que sete entre 10 brasileiros acreditam que prestam mais atenção ao conteúdo dos vídeos que assistem no YouTube do que em outras plataformas.

Por essas e outras razões, vale muito a pena refletir sobre formas de utilizar vídeos para alavancar a sua empresa.

E se você ficou curioso(a) para descobrir como, é só continuar a leitura!

Como o YouTube pode ajudar a minha empresa?

Na prática, existem inúmeros tipos de conteúdos no YouTube: de análises sobre filmes até dicas de como limpar o filtro da máquina de lavar (sim, eu já pesquisei isso).

Por isso, é bem importante que você analise o que a atividade da sua empresa tem de interessante e/ou curioso, para poder explorar.

Criar um canal na plataforma e publicar vídeos novos com frequência pode ajudar a:

  • Aumentar a visibilidade da sua empresa, apresentando o seu negócio a novos públicos que usam a plataforma, além de sugerir seu vídeo como resposta para dúvidas nas pesquisas do Google;
  • Divulgar a sua marca e o quanto ela é especial, mostrando bastidores do seu negócio e o produto final;
  • Reforçar a imagem de autoridade da empresa (e sua, como empreendedor(a) também, por que não?)
  • Além da possibilidade de receber uma graninha em dólar, caso o seu canal preencha os requisitos de monetização do YouTube e os vídeos tenham muitas visualizações.

“Ah, mas é só coisa boba que conquista público na internet.” Conteúdos divertidos podem até chamar bastante a atenção, mas não são os únicos que são vistos por muita gente.

Não acredita? Então tente pesquisar na plataforma “como fazer arroz soltinho” ou “como manter o carro cheiroso”. Sim, tem espaço pra todo mundo.

Não esqueça que…

Por mais “informal” que o YouTube pareça, é nítido que canais com mais estrutura tem um alcance maior.

E se engana quem pensa que o termo “estrutura” se refere exclusivamente a câmeras de vídeo e microfones. Antes de mais nada, os vídeos da sua empresa precisam de:

  • Roteiros bem feitos. Na internet há muitas dicas sobre isso (até no próprio YouTube), mas para não ser algo que tome ainda mais o seu tempo, vale pensar em como aproveitar a sua rotina de trabalho para gravar algo que já acontece e que seria interessante mostrar para as pessoas;
  • Ideias que tragam algo útil e/ou inusitado e com o máximo de qualidade que você puder;
  • Sinceridade com o público, afinal não adianta postar um vídeo com o título “o segredo para suas unhas durarem mais” e, após intermináveis 30 minutos de enrolação, entregar algo que não corresponde com a expectativa criada.
  • Frequência, pois além da plataforma entregar seus vídeos para mais pessoas, quem gostar do conteúdo, vai voltar pra conferir os próximos;
  • Planejamento, pra sua rotina não virar uma bola de neve e você conseguir manter a frequência;
  • Uma câmera boa + microfone (pode ser a câmera de um celular com uma resolução bacana e um fone de ouvido com microfone, para começar); e
  • Um trabalho de formiguinha, com dedicação e paciência.

Ok, e o que posso mostrar nos vídeos?

Você chegou até aqui e não conseguiu visualizar formas de como usar o YouTube para ajudar a sua empresa? Então eu vou te ajudar!

No canal do seu negócio, você pode:

  • Trazer tutoriais sobre produtos da sua empresa e a(s) forma(s) correta(s) de usá-lo, para educar o público;
  • Compartilhar dicas e “hacks” relacionados ao setor de atuação, mostrando o quanto a sua empresa entende o próprio ramo de atividade e possui autoridade no que faz;
  • Apresentar depoimentos e histórias de clientes satisfeitos, sobre o quanto seus produtos ou serviços ajudaram aquela pessoa (física ou jurídica);
  • Entre outros.

Ah, e importante:

Ao começar, invista um tempo para deixar o canal com uma “cara agradável”.

Use imagens em alta resolução, como o logo, e preencha com carinho os campos disponíveis, como a aba “sobre”, que traz informações sobre o que o canal quer transmitir para as pessoas e outras formas de contato.

Avalie cada tema e reflita sobre o quanto aquele conteúdo pode ajudar (ou irritar) o seu público-alvo. Respeito e estratégia andam lado a lado.

E por fim: tente. Essa pode ser mais uma forma de encontrar pessoas interessadas na atuação da sua empresa e de divulgar o seu negócio (sem gastar tanto quanto outras estratégias de marketing).

Conta pra mim: a sua empresa já posta vídeos no YouTube? Se a resposta for sim, corre nos comentários do post e deixe o nome do seu canal lá, para mais pessoas conhecerem o seu trabalho. E se ainda não tiver, reflita sobre os benefícios de investir um tempinho da semana nisso.

E se você tem mais alguma dica importante sobre empreendedorismo, deixe aqui nos comentários ou envie uma mensagem no meu Instagram!

Ótimo trabalho e até semana que vem!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiário.com).