Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião e divulgada nesta quarta-feira (14) revela que Mara Bertaiolli (PL) lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Mogi das Cruzes com 35,3% das intenções de voto no cenário estimulado, em que os eleitores são apresentados a uma lista de candidatos. O atual prefeito, Caio Cunha (Podemos), segue em segundo lugar, com 22,8%.
Rodrigo Valverde (PT) registra 14,8% das intenções, seguido por Professora Sheila Mantovanni (Mobiliza), com 3,3%, e Doutor José Roberto (PRTB), com 0,8%.
Os votos nulos ou brancos somam 8,3%, enquanto 6,5% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem votar e 8,5% preferiram não opinar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 11 de agosto, ouvindo 600 eleitores com mais de 16 anos em Mogi das Cruzes. Com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01701/2024.
A pesquisa foi encomendada pela Opinião Estatística Eireli/Instituto Opinião.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
No cenário espontâneo, onde os eleitores mencionam os candidatos sem a apresentação de uma lista, Mara Bertaiolli também lidera com 26,3%, enquanto Caio Cunha aparece com 14,5%. Rodrigo Valverde é citado por 8,8% dos entrevistados, seguido por Professora Sheila Mantovanni, com 1,3%, e Doutor José Roberto, com 0,5%. Neste caso, os votos nulos e brancos representam 7%, e 41,8% dos eleitores ainda estão indecisos ou não sabem em quem votar.
Segundo turno
Foi simulado também um eventual segundo turno entre os candidatos. Caso a disputa ocorra entre Mara Bertaiolli e Caio Cunha, Bertaiolli aparece com 48,8% das intenções de voto, enquanto Cunha tem 28,8%.
Votos nulos e brancos somam 7,8%, e 7% dos entrevistados afirmaram estar indecisos. Outros 7,8% preferiram não opinar.
Em uma possível disputa de segundo turno entre Caio Cunha e Rodrigo Valverde, Cunha lidera com 40,3% contra 34,3% de Valverde. Neste cenário, nulos e brancos representam 9%, mesma porcentagem dos indecisos, enquanto 7,5% não quiseram opinar.
Se o segundo turno fosse disputado entre Mara Bertaiolli e Rodrigo Valverde, a candidata do PL obteria 59,5% dos votos, contra 18,3% de Valverde. Neste cenário, os votos nulos ou brancos somam 8,5%, 7,8% estão indecisos, e 6% não opinaram.