Na última quinta-feira (24), um homem de 29 anos foi detido pela Polícia Militar ao ser flagrado transportando 163 aves silvestres de forma irregular na Praça Nove de Julho, região central de Guararema. Entre as aves, 20 foram encontradas mortas.
A abordagem ocorreu após o sistema de monitoramento da cidade identificar um veículo suspeito, que havia acessado a área pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Durante a abordagem, o indivíduo informou aos agentes que havia comprado as aves por R$ 13 mil em uma feira no bairro Vila Mara, em São Paulo, e que pretendia revendê-las.
Últimas Notícias
- Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do Alto Tietê distribuem mais de 88 mil ovos de páscoa para alunos da rede pública
- Com “ator global”, Guararema, Itaquaquecetuba e outras cidades da região do Alto Tietê começam a divulgar seus espetáculos da Paixão de Cristo neste ano; veja a programação
- Em reunião, consórcio de prefeitos da região (Condemat+) permanece à frente do Comitê da Bacia do Alto Tietê e prefeito de Salesópolis é eleito presidente
Entre os pássaros apreendidos, havia filhotes de arara, além de aves das espécies coleirinho e papa-capim. Os animais estavam sendo transportados em condições precárias, acomodados em caixas improvisadas de papelão e madeira.
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS) para receber avaliação veterinária e cuidados necessários. O veículo usado no transporte foi apreendido pela Polícia Militar Ambiental. O homem foi levado à Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde o caso foi registrado como crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei 9.605/98.
Após assinar um termo de compromisso para comparecer à Justiça, o suspeito foi liberado. O caso seguirá para o Juizado Especial Criminal (Jecrim).