PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Fã ou hater? É possível conquistar ‘defensores’ para a sua empresa?”, por Rebeka Assis

Dando spoilers, a resposta é sim! E obviamente, conseguir esse resultado tão especial depende (e muito) da qualidade do atendimento ao cliente.
Aqui na coluna eu sempre trago assuntos que possam ajudar você, querido(a) empreendedor(a), a gerenciar a sua empresa de uma forma mais saudável e organizada.

E já pensando no início do seu planejamento para 2025, que tal turbinar o atendimento ao cliente da sua empresa para conquistar mais que fãs: defensores e influenciadores que espalham a sua marca para regiões inteiras.

E aí, achou interessante? Continue a leitura e entenda como focar em um ótimo atendimento ao cliente pode ajudar (e muito) a sua empresa.

  • Sua empresa ganha muito com o marketing “boca a boca”

    “Será que compensa pensar na estratégia do marketing boca a boca? A internet mudou muito isso”.

    A internet mudou mesmo, e pra melhor. Além das pesquisas sobre as empresas e das avaliações virtuais, quem nunca viu um vídeo no Instagram, Facebook ou TikTok e pensou: “nossa, esse prato ficou lindo. Fulano iria adorar”?

    Pois bem. Além de ampliar o alcance da sua empresa, por meio dos conteúdos, a internet ainda permite que outras pessoas compartilhem suas impressões sobre um estabelecimento. E isso chega pra muita gente.

    Então, no fim das contas, o “boca a boca” ainda existe, e a internet é apenas mais um meio de comunicação pra isso.

    • Você economiza com marketing

    Ainda falando sobre opiniões, você provavelmente já sabe que as pessoas adoram compartilhar fotos ou vídeos sobre os lugares que elas gostaram, certo?

    E se eu te falar que muita gente vê esses conteúdos e se inspira a ir conhecer um restaurante, por exemplo?

    Quando o atendimento é de excelência, seus clientes podem se sentir tão confortáveis a ponto de não apenas retornarem sempre que possível: eles sempre lembrarão do nome do seu negócio em conversas com amigos ou comemorações em família.

    E assim, é bem possível que a sua empresa gaste menos – ou nem gaste, por algum tempo – com marketing de influência.

    • Quanto mais fãs, menos haters

    Por fim, mas não menos importante: atender bem deve ser sempre uma meta para o seu negócio.

    Mas a gente sabe que, inevitavelmente, algum problema ou confusão pode acontecer. Por isso, quando o seu atendimento já é estruturado, com procedimentos a serem seguidos, além de ser mais fácil de resolver, também é mais simples de reconquistar aquele cliente, ou pelo menos evitar que ele se torne um “hater”, como aquelas pessoas que usam a internet para falar mal de alguém ou algum lugar.

    É possível até que essa pessoa não queira mais comprar na sua loja, por exemplo, mas ela sempre vai se lembrar do quanto você e sua equipe foram prestativos para resolver a situação que a incomodava.

    Por isso, o primeiro passo para conquistar clientes e fãs da sua empresa é: faça um ótimo atendimento e não dê motivos para eles odiarem a sua empresa.

    Caso contrário, todo o esforço em construir uma reputação será abalado por situações que eram possíveis de serem evitadas.

    E aí, empreendedor(a)! Você tem alguma técnica pra fidelizar os seus clientes e transformá-los em fãs? Conta pra mim e para todo o público que acompanha o Hoje Diário. Se quiser, aproveita e faz um “merchan” da sua empresa.

    E se você tem mais alguma dica importante sobre empreendedorismo, deixe aqui nos comentários também ou envie uma mensagem no meu Instagram!

    Ótimo trabalho e até semana que vem!

    (Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).