Caio Felype dos Santos Albuquerque, de 19 anos, morador de Mogi das Cruzes e ex-aluno da Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg, alcançou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024, cujo tema foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O portal Hoje Diário conversou com o jovem, que deu mais um passo rumo ao sonho de cursar medicina.
“Me senti aliviado e feliz! A gente se prepara o ano todo e sempre fica com aquela dúvida se deu tudo certo. Não esperava essa nota na redação; para mim, foi uma bela surpresa”, revelou Caio, que viu seu esforço recompensado após meses de dedicação.
Últimas Notícias
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Priscila Gambale é premiada pela reeleição histórica e “batalhada” em Ferraz de Vasconcelos
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Malu Fernandes é premiada por ser a vereadora mais votada da história de Mogi das Cruzes
- Mogi Shopping oferece atração infantil gratuita, “Brincando de Circo”, até sábado (25)
Durante a preparação, o maior desafio enfrentado por Caio foi lidar com a ansiedade. Ele destacou, na entrevista, que o processo exigiu paciência e disciplina.
“A tática mais importante é escrever sem medo de errar. Se não entender a estrutura, anote e pergunte ao professor. Além disso, não se apegue a uma receita ou fórmula pronta! Para mim, o mais importante é a busca por sinônimos: procure aprimorar seu vocabulário com palavras que possam substituir as que se repetem durante o texto!”, aconselhou.
Caio contou com o apoio significativo de professores durante sua jornada.
“O diretor do projeto Mogiano Pré-Vestibulares, Renato, estava sempre presente para ajudar, e a professora Dani foi essencial. Ela abriu meus olhos sobre como aprimorar a redação. Foi uma lapidação constante e muito efetiva”, relatou o jovem.
Agora, Caio está de olho no SISU e no Prouni, programas que ele considera grandes oportunidades para ingressar no curso de medicina.
“Espero me classificar em um ou outro e dar mais um passo rumo ao meu sonho”, afirmou.
Para os estudantes que estão se preparando para as próximas edições do ENEM, Caio deixou um conselho.
“Comece, apenas comece! Não deixe aquele ‘e se’ vencer. Cada um tem um potencial e, se você não tentar, nunca saberá até onde pode chegar”, incentivou.