É bonito e agradável poder comemorar a passagem do ano e festas em família, com amigos ou até mesmo sozinho. Mas não podemos nos esquecer daqueles que, neste instante, estão enfermos, presos, deprimidos, etc. Sem falar daqueles que não puderam curtir e se confraternizar por força do ofício.
De qualquer forma, o que vale é estar bem e em paz. Sem essa harmonia interior, qualquer festa ou confraternização se torna um tédio e um peso. Tantas coisas aconteceram ao longo do ano de 2024, que nem nos demos conta de que ele acabou. Para alguns, 2025, é alegria e festa; para outros, sofrimento e, infelizmente, até luto. A história, o tempo e a vida têm seus revés. O tempo não para e nem volta nos bons momentos e, para nosso consolo, também não volta nos maus momentos.
Agora, a verdade é que a fé nos ajuda a vencer as contradições e decepções da vida. A fascinação religiosa do cristão pela mensagem de Cristo e a identificação com sua pessoa constituem não uma fuga da realidade, mas um sentimento de completude e gratidão. Sem Ele, muita coisa não teria sentido nem graça.
Últimas Notícias
A fé não é para cegar ou fragilizar a pessoa, mas para abrir e iluminar o coração e a mente. Suportar os ventos fortes com Cristo não tira o medo e a dor, nem silencia a razão, mas dá sentido à vida. A fé é um dom que leva a pessoa a uma experiência com Cristo e, naturalmente, a ajuda a ser mais fraterna e humilde, a exemplo de Jesus Cristo.
Sem esse entendimento, a fé poderia crescer apenas no sentido vertical, levando o fiel à ignorância e ao fanatismo. A Deus ninguém viu no sentido humano. Somente no Filho conseguimos entender e assimilar melhor a vontade divina. Sem isso, a fé seria um grito irracional, cheio de egoísmo e vaidade, um falso amor que se derreteria em um sentimento fútil e estéril.
O amor faz qualquer pai e mãe abraçar seu filho e sofrer com ele. Se o mesmo ficasse doente, isso se tornaria o compromisso urgente e prioritário, a ponto de anular qualquer outro compromisso, por mais maravilhoso que fosse. O amor é compromisso, atitude e entrega.
Foi esse amor que fez Cristo assumir as dores, as enfermidades e os pecados da humanidade. Sem a fé formada pelo amor e sem o amor construído pela fé, a visão humana seria muito mais limitada, os passos mancos e a luz inexistente. A fé e o amor se escondem e se mostram na justiça e na fraternidade. Deste encontro, desta união, nasce a paz.
Portanto, rezemos para que a paz esteja presente em cada dia deste anos de 2025. Que Deus nos abençoe, nos inspire e nos proteja. Rezemos uns pelos outros. Amém.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).