Neste sábado (22), a partir das 9h, o histórico relógio da Praça dos Expedicionários, na região central de Poá, será reentregue à população em celebração aos 76 anos da cidade. O local, que estava sem funcionamento nos últimos anos, recebeu, nos últimos meses, uma minuciosa restauração em toda a sua estrutura, como pintura, acabamento e a instalação de um moderno maquinário interno que facilitará o ajuste e a manutenção.
Além disso, o Monumento do Expedicionário existente no mesmo local também foi revitalizado em prol da memória dos soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
De acordo com a Prefeitura de Poá, o relógio ganhou um novo revestimento e um moderno maquinário eletrônico com motor de precisão e um controlador por microprocessador. Agora, com essa tecnologia, ele poderá ser ajustado por meio de aplicativo, sem a necessidade de acessar a casa de máquinas.
O relógio da praça, um dos principais pontos turísticos de Poá, foi inaugurado em maio de 1958 para auxiliar os usuários da Central do Brasil nos horários dos trens para São Paulo e Mogi das Cruzes. Projetado por Emílio Carletti, o relógio é considerado raro por possuir um mostrador de três faces e apresentar o número 4 em algarismo romano como “IIII” em vez do tradicional “IV”.
Seu mecanismo foi fabricado pela Relógios Michelini, uma empresa familiar da capital paulista que operou entre 1908 e 1969, especializada em relógios para torres de igrejas, estações ferroviárias, prédios e praças públicas. Além de Poá, a marca também produziu relógios icônicos na cidade de São Paulo, como os da Estação da Luz (1951), do antigo prédio do Mappin (1933) e o localizado na rua São Bento com a avenida São João (1935).
Últimas Notícias
- Prefeitura de Poá encerra mês do autismo em evento com as Mães Azuis na base do Corpo de Bombeiros de Suzano
- Programão: Suzano receberá apresentação musical gratuita em homenagem ao cantor Belchior nesta quarta-feira (30)
- Expectativa e solidariedade: Mogi das Cruzes receberá a maior competição de robótica da América Latina a partir de quinta-feira (1º); evento promove arrecadação solidária