Atenção: essa notícia foi atualizada (veja abaixo).
A partir das 0h desta quarta-feira (26), os funcionários que atuam nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciarão uma paralisação.
As linhas 11-Coral e 12-Safira atendem os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá, na região do Alto Tietê, além de diversos bairros da zona leste da cidade de São Paulo, a região mais populosa daquele município.
A greve foi anunciada pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, que representa os trabalhadores das três linhas envolvidas. Embora uma assembleia esteja marcada para esta terça-feira (25), às 20h, o movimento grevista já foi confirmado por meio das redes sociais ligadas ao Sindicato, e a reunião não deve alterar os planos da categoria.
Últimas Notícias
- Coragem e liderança: na região, mulheres que estão transformando espaços dominados por homens; Hoje Diário conversou com duas delas
- Condemat+ será pioneiro no Plano Regional de Regularização Fundiária em projeto inédito do Estado de São Paulo
- Após acordo com a CPTM, funcionários voltam atrás e cancelam a greve dos trens da linhas 11-Coral e 12-Safira; circulação é normal nesta quarta (26)
O motivo da paralisação é a insatisfação com o leilão de concessão do Lote Alto Tietê pelo Governo do Estado de São Paulo, previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (28), na sede da B3, na região central da cidade de São Paulo. Os trabalhadores alegam que a privatização pode comprometer a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Outras linhas operadas pela CPTM, como a 7 e a 10, funcionarão normalmente durante a paralisação. As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, atualmente sob concessão da ViaMobilidade, também não serão afetadas.
O Metrô de São Paulo manterá todas as suas linhas em funcionamento regular.
A CPTM ainda não se pronunciou sobre um plano de contingência durante a greve.
Atualização
Os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram suspender a greve que estava prevista para começar à meia-noite desta quarta-feira (26) e que afetaria linhas que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e outras cidades da região do Alto Tietê. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na noite de terça-feira (25), após a categoria aceitar a proposta apresentada pela empresa.
Veja todos os detalhes em https://hojediario.com/2025/03/25/apos-acordo-com-a-cptm-funcionarios-voltam-atras-e-cancelam-a-greve-dos-trens-da-linhas-11-coral-e-12-safira-circulacao-e-normal-nesta-quarta-26/.