A Prefeitura de Suzano entregou, nesta terça-feira (15), a nova sede do Conselho Tutelar da região norte (CT2), localizada na rua Jaime Leme, número 33, no bairro Cidade Boa Vista. O local poderá realizar até cinco atendimentos individualizados simultaneamente e atender até 350 casos por mês, visando ampliar a proteção a crianças e adolescentes em situação de risco.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Pedro Ishi; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Déborah Raffoul Ishi; e de outras autoridades municipais. A repórter do portal Hoje Diário, Ludimila Valadares, também acompanhou a solenidade (veja um vídeo, abaixo).
Com 298 metros quadrados, a nova estrutura tem o dobro do tamanho da sede anterior, que também funcionava no mesmo bairro. O espaço foi projetado para garantir acessibilidade e conta com cinco salas de atendimento, sala de almoxarifado, recepção, cozinha, brinquedoteca, nove banheiros e um local reservado para o armazenamento de prontuários.
Últimas Notícias
- Cerimônia de posse da nova Diretoria da subseção da OAB Suzano acontece nesta terça-feira (15)
- Guarda Municipal de Suzano faz parto de emergência no Jardim Casa Branca; criança passa bem
- Prefeitura de Mogi das Cruzes economiza quase R$ 50 milhões em 100 dias de nova gestão e anuncia novo pronto-socorro e duplicação de avenida; assista
A unidade passa a ser referência na prestação desse serviço para a região norte de Suzano, onde vivem cerca de 113 mil pessoas. A equipe que atuará no local é formada por nove profissionais: cinco conselheiros tutelares, dois servidores do setor administrativo, um ajudante geral e um motorista. O CT2 é presidido por Rita de Cássia Cavalcanti e funciona com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Além de acolher crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados ou ameaçados, o Conselho Tutelar atua na orientação a pais e responsáveis, com foco na superação dos desafios que comprometem o bem-estar dos menores. Os conselheiros também têm a responsabilidade de solicitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social e outras, em diferentes níveis de governo, sempre que houver dificuldade de acesso.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Suzano conta ainda com outra unidade, o CT1, situada na rua Barão do Rio Branco, 249, no bairro Vila Costa. A divisão territorial entre os conselhos é definida pela linha férrea que corta o município: o CT1 atende a região central até o limite com Ribeirão Pires, enquanto o CT2 responde pela área ao norte da linha férrea.
Durante a cerimônia de entrega do equipamento, o secretário de Assistência Social, Geraldo Garippo, falou sobre a importância da atuação dos conselheiros e da pasta para o município. “O Conselho Tutelar da região norte atende aproximadamente 36 mil crianças e adolescentes de zero a 18 anos, e o conselho cumpre um papel fundamental na garantia dos direitos deles. Quando a família falha, quando a sociedade falha, quando o Estado falha, é somente esta porta que estará aberta para as crianças e adolescentes do nosso município”, disse o secretário, apontando para o novo espaço.
Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi citou, durante o evento, a necessidade de melhorias nas condições de trabalho dos conselheiros tutelares, que receberão, após votação na Câmara Municipal, um auxílio-alimentação.
“Quando iniciamos o nosso mandato, uma das pautas que o secretário Garippo trouxe para mim foi o auxílio-alimentação para esses profissionais. Este projeto foi votado na Câmara na última semana, e os vereadores aprovaram. Agora, isto subirá ao gabinete da Prefeitura. Já comuniquei que iremos sancionar esse vale aos conselheiros”, declarou Ishi.
Por fim, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, informou como sua administração trabalhará em parceria com a Assistência Social do município.
“Eu comecei janeiro fazendo visitas aos serviços de assistência social, em parceria com o Geraldo Garippo. Nós queremos conhecer os espaços e descentralizar, futuramente, o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (SASPE), levando capacitações para esses locais que estou sendo apresentada. Nós, do Fundo Social, colhemos demandas, como o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), mas pensamos, sim, futuramente, em mais projetos para o Fundo Social, Assistência Social e Conselho Tutelar”, finalizou a presidente.