No dia 7 de maio deste Ano Jubilar, 133 cardeais, sob a luz do Espírito Santo, abraçarão uma missão sagrada e histórica: reunir-se-ão na Capela Sistina, no coração do Vaticano, para discernir e escolher o sucessor do Papa Francisco.
Assim como em 2005 e 2013, muitos nomes são sussurrados aos ventos: italianos, americanos, africanos, etc…
Mas, além das conjecturas humanas, há algo que não pode ser ignorado — o luminoso legado de Francisco. Com ele, o sopro do Espírito tocou estruturas rígidas e milenares, levantando o véu do tempo e deixando a graça circular com mais liberdade.
A colegialidade ganhou corpo, a presença feminina foi valorizada, e os gestos simples — como a visita aos presídios, as palavras espontâneas aos jornalistas, os telefonemas ao pároco de Gaza, a cruz peitoral de ferro e os sapatos sem ornamento — tornaram-se sacramentos da ternura divina. Por meio dele, muitos pequenos foram vistos, ouvidos e abraçados. Sua herança franciscana não é apenas histórica, mas espiritual: ela nos atravessa, chama-nos à conversão e aponta para o Cristo pobre e crucificado.
Últimas Notícias
Sim, tudo converge para Jesus. São Francisco de Assis “cristificou” sua vida num tempo de ruídos e lutas, dentro e fora da Igreja. Hoje, mais uma vez, confiamos que é o Deus Uno e Trino quem conduz sua Esposa, sustentando-a com misericórdia ao longo de mais de dois milênios.
Mesmo assim, o mistério da liberdade permanece: liberdade daqueles que escolhem, e daquele que é escolhido. Que esta liberdade esteja mergulhada na oração, envolta na escuta e na docilidade ao Espírito.
Roguemos, pois, com humildade, que o Senhor, com sua infinita sabedoria, inspire os cardeais e o futuro Papa. E que nossas preces, ainda que simples, cheguem ao céu como perfume agradável, acolhidas por Aquele que é o Pastor dos pastores.
Neste tempo de Sede Vacante, rezemos juntos a oração da Igreja. Que o Senhor nos abençoe e que sigamos intercedendo uns pelos outros.
Suplicamos, ó Deus, com humildade: que vossa imensa piedade conceda à Sacrossanta Igreja Romana um Pontífice; que por seu zelo por nós, possa ser agradável a Vós, que seja assíduo no Governo da Igreja para a glória e reverência do Vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém!