Na próxima terça-feira (13), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), inicia a programação gratuita da 23ª edição da Semana Nacional de Museus. O evento conta com uma agenda variada voltada para todas as idades e oferece exposições, oficinas e uma edição especial do Roteirinho do Patrimônio.
A Semana Nacional de Museus é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Governo Federal, e neste ano tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Últimas Notícias
- Prefeito de Poá, Saulo Souza, lança projeto “Cabelos do Amor” em parceria com a ONG Cabelegria
- Jaqueline Almeida, multimedalhista de Suzano, que ensina defesa pessoal na Irlanda, está no Brasil para divulgar livro e ministrar workshop de autodefesa
- Oportunidade: Prefeitura de Suzano abre vagas para oficina de cinema do programa ‘Pontos MIS’; Inscrições estão abertas
Confira a programação completa:
Exposições – Pinacoteca de Mogi das Cruzes (rua Cel. Souza Franco, número 993)
- “Carolina: Cores e Colagens”, dos alunos da Escola Estadual Historiador Isaac Grimberg, sob orientação da professora Thayná Alves.
- “Kawaii: Arte da Fofura”, de Nátalia Ichioka, e “Numinosa Poética: O Diálogo Sagrado na Arte de Chaer”, de Maurício Chaer — com curadoria de Paulo Pinhal.
Os interessados podem ainda conhecer as mostras de longa duração no Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, Centro de Cultura e Memória Taro Konno, Museu Mogiano e na Pinacoteca de Mogi das Cruzes.
Roteirinho do Patrimônio
No dia 16 de maio, o programa Roteirinho do Patrimônio promove uma visitação mediada a partir das 14 horas. O ponto de encontro será o Museu Mogiano (rua José Bonifácio, número 516), de onde parte o passeio, seguindo pela Pinacoteca e pelo Museu Expedicionários Mogianos. A ação é destinada a todo o público interessado. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.
Oficinas
Por fim, no dia 18, serão promovidas duas sessões da Oficina de Aquarela, no Centro de Cultura e Memória Taro Konno no interior do Parque Centenário da Imigração Japonesa (avenida Francisco Rodrigues Filho, s/nº – Cezar de Souza), com a artista plástica Nátalia Ichioka — autora da exposição “Kawaii: Arte da Fofura”. Ao todo, estão disponíveis 10 vagas por sessão: a primeira com início às 14h e a segunda, às 15h30. Serão distribuídas senhas para os interessados uma hora antes do início de cada atividade. Podem participar pessoas com idade a partir de 5 anos.