No dia 8 de maio deste ano, no segundo dia do conclave e na quarta votação, os cardeais reunidos na Capela Sistina elegeram o Cardeal Prevost como sucessor do Papa Francisco. O novo pontífice escolheu o nome Leão, em referência à herança doutrinal e pastoral de seus antecessores. Vale destacar que o último papa a adotar esse nome foi Leão XIII (1878–1903), considerado um dos pontífices mais influentes da era moderna, cujo pontificado marcou a abertura da Igreja Católica às questões sociais e políticas do século XIX. O próprio papa justificou essa escolha aos cardeais, fazendo referência a doutrina social do Papa Leão XIII.
Além do peso histórico, o nome possui uma forte carga simbólica na tradição cristã. O leão na Bíblia é frequentemente associado à força, à vigilância e à realeza; especialmente no livro do Apocalipse, Jesus é chamado de “o Leão da tribo de Judá” (Ap 5,5).
Últimas Notícias
Em um mundo globalizado, onde as mudanças ocorrem em ritmo acelerado, cabe ao Sumo Pontífice manter posições firmes e claras, sem jamais perder a sensibilidade humana e pastoral, para que o Evangelho alcance também os pequenos e os que se encontram afastados do caminho de Cristo. Sendo a Igreja uma instituição milenar, é necessário que seus pastores abandonem a linguagem excessivamente jurídica e fria — muitas vezes inacessível aos mais simples — e traduzam, com amor, a mensagem cristã a todos, especialmente aos humildes.
O Papa Leão traz consigo uma bela trajetória de serviço junto à comunidade peruana da cidade de Chiclayo. Não lhe faltam, portanto, conhecimento e experiência pastoral para levar o Evangelho às periferias das grandes cidades ao redor do mundo
Que Deus abençoe e conduza o novo Papa em sua missão, e receba na eternidade o Papa Francisco. Concluo este texto como uma singela oração:
Deus de Bondade, que conheces com profundidade, os segredos do coração de cada filho e cada irmão.
Independente, se este seja pequeno e inocente ou o mais poderoso chefe de nação.
Fortalecei e derramai uma porção dobrada do Santo Espírito ao atual papa Leão, para que conduza sua igreja, segundo sua santa vontade e instrução.
Dai a todos que formam seu rebanho, constância e oração, paciência e união para todos se lembrarem que no seu Filho amado, todos são um só corpo e um só coração. Amém!