Itaquaquecetuba se destacou como um dos principais geradores de emprego no estado de São Paulo, alcançando o 29º lugar no ranking estadual do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que analisou 645 municípios. Nos últimos 12 meses, a cidade registrou um saldo positivo de 2.387 vagas com carteira assinada.
Esse resultado é atribuído a investimentos em infraestrutura e à política de atração de empresas que o município implementou nos últimos anos.
O levantamento, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, aponta que, entre junho de 2024 e maio de 2025, a cidade teve 35.195 admissões e 32.808 desligamentos. Na Região Metropolitana, o município ocupa a terceira posição na geração de empregos, atrás apenas de Guarulhos e Mogi das Cruzes.
Desde o início da atual gestão do prefeito Eduardo Boigues, em 2021, mais de R$ 170 milhões foram investidos em obras voltadas à mobilidade urbana, infraestrutura e serviços essenciais, como saúde e educação. As melhorias visam tanto a qualidade de vida da população quanto a criação de um ambiente atrativo para novos negócios e investimentos.
Além disso, programas como o “Itaquá Mais Emprego” e parcerias com o governo estadual para capacitação profissional, como o Qualifica SP, fortalecem a estratégia de inclusão no mercado de trabalho. Apenas nos cinco primeiros meses de 2025, foram 1.182 vagas geradas, colocando o município na 47ª posição no ranking estadual para o período.
Últimas Notícias
- Unidades do SESI em Suzano e Mogi das Cruzes abrem inscrições para ensino fundamental e médio gratuitos para quem não concluiu os estudos, com direito a cursos profissionalizantes
- Crescer de Mogi das Cruzes têm 1,1 mil vagas para cursos de empreendedorismo; aulas são gratuitas
- Prefeitura de Poá em parceria com o Sebrae oferece capacitação gratuita a empreendedores da cidade