PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Dia do Advogado: respeito e trabalho pela sociedade”, por Alex Santos

Meus amigos, nesta segunda-feira, 11 de agosto, celebramos o Dia Nacional do Advogado, data muito importante para valorizarmos estes que são profissionais essenciais para a sociedade e para a democracia brasileira. O exercício do Direito é uma causa fundamental na nossa história, portanto, no artigo de hoje, vamos falar um pouco da classe e de seu papel em nosso dia a dia enquanto nação.

A data escolhida para celebrar o Dia do Advogado representa a criação dos dois primeiros cursos de Direito no país, em 1827, nas cidades de Olinda (PE) e São Paulo (SP). Este dia, portanto, representa o reconhecimento da importância do Direito na construção e manutenção do Estado Democrático de Direito, ponto fundamental que motiva a honraria. Afinal, os advogados são peças fundamentais no equilíbrio entre os poderes e na garantia de que a justiça seja aplicada com equidade, enquanto profissionais legalmente habilitados para defender os direitos individuais e coletivos diante da lei.

A atuação de um especialista em Direito é imprescindível para assegurar que os cidadãos tenham acesso à justiça em suas muitas vertentes, sempre buscando combater os reflexos de desigualdades sociais e burlas em múltiplas esferas. Ao garantir que todos possam se defender, recorrer ou buscar reparação, os advogados cumprem um papel essencial para o funcionamento das instituições democráticas, dignificando ainda mais seu propósito. Vale destacar também que, além de atuar na esfera judicial, os advogados têm uma função relevante na orientação jurídica preventiva por meio de pareceres, contratos e consultorias, promovendo a resolução pacífica de conflitos.

Outro aspecto relevante é o papel social do advogado na defesa dos direitos humanos, especialmente quando se trata de populações vulneráveis. Em muitas situações, esses profissionais atuam em causas de interesse público, como questões relacionadas à moradia, saúde, educação, discriminação e violência. A atuação de advogados públicos e defensores públicos, por exemplo, é vital para que os mais pobres também tenham seus direitos garantidos.

Mesmo diante de inúmeros desafios, os advogados seguem sendo agentes essenciais na mediação de conflitos e na construção de uma sociedade mais justa. Seu trabalho exige ética, responsabilidade, preparo técnico e, sobretudo, compromisso com a verdade e com a justiça. Inclusive, neste sentido, aproveito para destacar o ótimo trabalho feito pela subseção suzanense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do presidente Dr. Fabrício Ciconi Tsutsui, da vice-presidente Dra. Edjane Maria da Silva Sutero e de toda a diretoria e comissões. O esforço pela classe é notável e, devo dizer, na nossa cidade, temos muitos profissionais de alta categoria em posições de destaque dentro e fora da política.

O Dia do Advogado é um momento para reconhecer que, sem a advocacia, não há como garantir o pleno exercício da cidadania e o respeito às leis. Valorizá-los é valorizar a democracia, o direito de defesa e a luta por uma sociedade mais igualitária e justa. Portanto, hoje e sempre, registro os parabéns a todos os advogados e advogadas que dedicam sua vida à sociedade brasileira, registrando ainda votos pelos novos e futuros profissionais que, com propósito e dedicação, seguirão na linha de frente na defesa do Direito no nosso País.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).