PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Boa notícia: em breve, Mogi das Cruzes terá nova Delegacia de Defesa da Mulher com atendimento 24 horas na área central da cidade

Mogi das Cruzes deve ganhar em breve uma nova unidade da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), com funcionamento 24 horas e localização na região central da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, visando ampliar a estrutura e melhorar o acolhimento às mulheres vítimas de violência.

O vice-prefeito Teo Cusatis tratou do tema nesta quarta-feira (27) com o secretário executivo de Segurança Pública do Estado, delegado Osvaldo Nico. Ele afirmou estar finalizando as tratativas com o governo estadual para que a cidade conte com um espaço mais estruturado e adequado, capaz de atender às vítimas durante todo o dia e a noite.

A reunião ocorreu justamente na data em que se celebram os 40 anos de criação das Delegacias de Defesa da Mulher. O vice-prefeito destacou que somente no primeiro semestre deste ano, a Patrulha Maria da Penha registrou 78 ocorrências relacionadas à violência doméstica ou ao descumprimento de medidas protetivas, além de ter realizado 30 prisões e recebido 626 medidas protetivas da Justiça.
Atualmente, Mogi das Cruzes presta atendimento a 278 mulheres em situação de vulnerabilidade. Para o vice-prefeito, a implantação de uma DDM com atendimento ininterrupto é uma medida urgente.

Durante o encontro, a prefeitura também apresentou outras solicitações à Secretaria de Segurança Pública, como a ampliação do sistema de monitoramento com uso de câmeras de reconhecimento facial, a reivindicação pela instalação do BAEP (Batalhão de Operações Especiais) na cidade, e apoio estadual para as reformas do IML (Instituto Médico Legal) e do Instituto de Criminalística, que operam com colaboração da administração municipal.