A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou na manhã da última segunda-feira (15) que o Brasil escolheu “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, para concorrer a uma vaga no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março de 2026.
O filme deve estrear no Brasil no dia 6 de novembro. No entanto, a escolha do filme pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar.
Ele ainda vai disputar com filmes de outros países, buscando uma vaga na lista final de cinco indicados. Ambientado nos anos 1970, “O agente secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar de correr risco em plena ditadura militar. Durante o Festival de Cannes 2025, Moura recebeu o prêmio de melhor ator e Kleber Mendonça Filho, o de melhor direção.
O filme ganhou elogios de veículos internacionais importantes. A revista americana “Hollywood Reporter” chamou o filme de “magistral”, com um “retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro”.
“Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema”. O comitê fará a inscrição junto à Academia organizadora do Oscar, após cada seleção Nacional.
Depois de enviar toda a documentação, o longa passa a concorrer a uma vaga na categoria internacional. A votação para os indicados da premiação acontece em duas rodadas.
Na primeira fase, todos os membros da Academia são convidados a assistir aos filmes elegíveis da categoria. Há um trabalho de divulgação internacional, e como os membros não são obrigados a assistir a todos os filmes, se não houver uma boa divulgação, a obra não gera nenhum interesse.
Portanto, além de o filme ser bem produzido, dirigido, gerar emoção, ter referências ao país, um ótimo elenco e outros atributos, é importante ter uma boa estratégia de divulgação para que o filme tenha grande alcance e apoio no exterior.
Com isso, o filme pode conquistar o voto dos membros da Academia, que vão escolher, em sigilo, no máximo, 15 filmes. A lista é enviada por eles de acordo com a ordem de suas próprias preferências. Os filmes que receberem o maior número de votos passam para a próxima rodada de votação. A primeira lista de finalistas é divulgada em dezembro. Já na segunda etapa, os membros são convidados novamente para assistir a esses 15 filmes selecionados. Os cinco mais bem votados são indicados para concorrer à estatueta da categoria de filme internacional.