PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pedro Ishi anuncia a criação do projeto “Smart Suzano” e cidade dá início a instalação de câmeras de segurança ultra HD nas vias, para localizar procurados e carros com queixa de roubo e furto

A Prefeitura de Suzano iniciou nesta quarta-feira (17) a instalação das primeiras câmeras de segurança com resolução ultra HD e tecnologia de reconhecimento facial, como parte do projeto “Smart Suzano”, anunciado pelo prefeito Pedro Ishi. O sistema foi desenvolvido para localizar pessoas procuradas pela Justiça, identificar desaparecidos e rastrear veículos com queixas de roubo ou furto.

Inspirado no modelo “Smart Sampa”, já implantado na Cidade de São Paulo, o projeto utiliza o software Sentry, capaz de realizar até 30 reconhecimentos faciais por minuto. O sistema identifica gênero, idade aproximada, expressões faciais e outras características físicas, cruzando os dados com bancos de segurança.
Em 98% dos casos, os resultados são corretos e, quando confirmados, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) é enviada ao local.

Neste primeiro momento, as câmeras estão sendo instaladas na região central de Suzano, área com grande fluxo de pessoas e veículos. O local concentra pontos estratégicos como o comércio, a Estação Suzano da Linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e vias importantes como a rua Doutor Prudente de Moraes (SP-66), que conecta o município a cidades vizinhas.
A previsão é de que os dispositivos cheguem também aos bairros das zonas norte e sul.

A nova tecnologia reforçará a atuação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, que já conta com seis grupamentos, cinco bases operacionais e mais de 1.200 câmeras de monitoramento. As imagens captadas pelas novas câmeras serão integradas à Central de Segurança Integrada (CSI), permitindo o acompanhamento em tempo real por agentes da GCM e da Polícia Militar.

Desde sua implementação em São Paulo, o modelo “Smart Sampa” resultou em 3.234 prisões em flagrante e no reencontro de 87 pessoas desaparecidas. Pedro Ishi visitou o sistema da capital paulista em duas ocasiões, nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, acompanhado do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco de Assis Balbino, destacou os avanços que a nova tecnologia trará para Suzano, ressaltando a modernização no combate à criminalidade e o ganho de eficiência nas ações da GCM. Ele elogiou a determinação do prefeito Pedro Ishi em viabilizar o projeto.

Durante o anúncio, o prefeito agradeceu ao secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, pelo apoio na viabilização do sistema. Ele também reconheceu o trabalho iniciado por Rodrigo Ashiuchi e a autorização do governador Tarcísio de Freitas, que permitiu a adoção da tecnologia por municípios paulistas.

A administração municipal reforçou que o projeto “Smart Suzano” será conduzido em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins de segurança da população.