A qualidade de vida melhora e assim a população vive mais e à medida que envelhecemos, o papel da tecnologia na nossa vida se torna um tema de discussão cada vez mais pertinente. Os avanços tecnológicos transformaram muitos aspectos da vida cotidiana, oferecendo oportunidades e desafios para os idosos.
Entre as oportunidades estão: a tecnologia aprimora a comunicação, promove a independência e oferece oportunidades educacionais e de entretenimento, enriquecendo assim a qualidade de vida dos idosos. Já entre os desafios existem as preocupações com as dificuldades que os idosos enfrentam para se adaptar às rápidas mudanças tecnológicas, os riscos de golpes e ameaças à segurança cibernética e o potencial da tecnologia para diminuir as interações sociais presenciais.
Um dos benefícios mais significativos da tecnologia para os idosos é sua capacidade de aprimorar a comunicação e reduzir o isolamento social, dada a tendência dos idosos de enfrentar a solidão. Ferramentas modernas, como realizar videochamadas, assim os idosos podem manter contato próximo com familiares e amigos, independentemente da distância geográfica, promovendo uma sensação de conexão que antes era difícil de sustentar.
Os aplicativos de mensagens como WhatsApp e Messenger facilitam a comunicação rápida e conveniente, garantindo que os idosos possam manter contato com seus entes queridos sem esforço. Além dos relacionamentos pessoais, plataformas de mídia social como Facebook e Instagram oferecem meios para que os idosos se envolvam com comunidades que compartilham seus interesses, de grupos de hobby a clubes locais. Esse engajamento digital incentiva a participação, o aprendizado e o envolvimento social, vitais para o bem-estar mental e emocional. Temos visto que rastreadores de condicionamento físico e smartwatches, monitoram sinais vitais como frequência cardíaca, pressão arterial e níveis de oxigênio em tempo real, fornecendo aos idosos e seus cuidadores um feedback imediato sobre seu estado de saúde.
Embora os benefícios da tecnologia para a comunicação sejam evidentes, muitos idosos enfrentam barreiras significativas no que diz respeito à aprendizagem e à adaptação a essas rápidas mudanças tecnológicas, pois muitos deles acham o mundo digital como confuso ou inseguro, o que pode intensificar sentimentos de alienação.
Apesar do potencial promissor da tecnologia para os idosos a falta de treinamento adequado ou de suporte técnico contínuo pode dificultar o uso eficaz, principalmente para evitar a dependência excessiva e ter precauções com a privacidade, principalmente no que se refere a dados pessoais e bancários, pois muitos acabam sendo vítimas de extorsão dentro da própria família. Não custa ficar de olho!!!