Neste mês de outubro, milhares de devotos de Nossa Senhora vão à Basílica de Aparecida rezar, participar das missas e de outras celebrações; muitos deles vão a pé em peregrinação.
É um sacrifício fruto da fé e do amor a Deus que escolheu Maria como mãe e serva.
Rezemos por todos os devotos peregrinos! A oração mariana nasce do Cristo Crucificado que disse ao discípulo amado, no alto da cruz: “‘Mulher, eis aí o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí a tua Mãe’” (Jo.19.27). Às inúmeras graças e milagres alcançados pela intercessão de Maria não diminuem o Altíssimo, muito pelo contrário o exalta, pois, tudo parte d’Ele, inclusive a devoção à Virgem Mãe. É importante que reconheçamos, nas várias orações piedosas, presentes na comunidade católica, a Misericórdia de Deus, que busca em todo tempo e lugar resgatar e salvar o ser humano.
Entre as várias devoções, a devoção mariana é também um convite à humildade, afinal, nas pequenas coisas, no coração dos pequeninos, Deus manifesta sua infinita bondade. Que Nossa Senhora interceda por nós em todos os momentos da nossa vida, para que não desanimemos nas dificuldades e provações. Rezemos, portanto, a tradicional oração de Consagração à Nossa Senhora Aparecida:
Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado nos deu por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Assim seja! Amém.
Deus vos abençoe!