PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Ah, as bananas…”, por Luci Bonini

Esses dias numa conversa com amigos falamos muito sobre as bananas. Alguém disse que banana é muito bom para ajudar a combater as cãibras, aí me lembrei que essa fruta é rica em potássio, fibras e vitaminas. O potássio é um dos elementos que auxilia na redução de cãibras.
Muito bem, depois dessa conversa resolvi buscar entender uma pouco mais das bananas, afinal o Brasil é riquíssimo de variedades dessa fruta, e o que aprendi compartilho com meus leitores.

No Brasil temos a expressão “preço de banana”! Essa expressãotem uma origem histórica e econômica, relacionada ao seu papel na economia e na cultura popular. Por ser um produto muito abundante no nosso país, por se tratar ainda de uma planta de cultivo fácil, rápido e barato a banana sempre teve grande oferta em praticamente todas as regiões do país. Quando a oferta é grande, o preço abaixa. Como a banana era vendida em grandes quantidades e por valores baixos desde o período colonial, ela acabou se tornando um símbolo popular de produto barato, como outras coisas que usamos como metáforas de coisas baratas: “café com pão” “dinheiro de pinga” etc. A linguagem popular costuma usar itens cotidianos e acessíveis como metáforas.

A banana também é um produto perecível, depois de madura, escurece e a drosófilas meganogaster, ou as moscas da banana, das frutas em geral, do vinagre… Bem, essas moscas aparecem num piscar de olhos assim que as bananas começas a escurecer. O fato de a banana estragar rapidamente, comerciantes muitas vezes vendiam bananas muito baratas no fim do dia para evitar prejuízo, fortalecendo ainda mais a associação com baixo valor econômico. Chamamos algo barato de “preço de banana” porque a banana sempre foi barata, abundante, fácil de encontrar, vendida muitas vezes para não estragar.

Mas apesar dessa cultura de que a banana é barata, vejam só. Segundo o portal Mais Agro, a banana ocupa uma posição de destaque no cenário brasileiro, sendo a fruta mais consumida no país, com uma produção anual em torno de 7 milhões de toneladas, e ainda ela é considerada um importante motor da agricultura familiar e do agronegócio. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais, com destaque para os estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais e, pasmem, a cultura sustenta milhares de empregos. 

Quando estive no litoral sul de São Paulo, lá pelos lados do Vale do Ribeira, pude ver banana passa, doce de banana, bolo de banana, banana frita e outras comidas em que a banana é prato de acompanhamento. Por aquele lados, você anda quilômetros por estradas onde vê vendedores vendendo muitos cachos de bananas de diferentes espécies.

Sim, a banana tem muitas espécies e entre as que já conheço estão: a nanica, a prata, a maçã e a da terra que alguns chamam de banana vinagre e a banana ouro, uma banana bem pequenininha. Dizem ainda que existe uma tal de banana figo que é para ser comida frita, eu acho que ainda não vi.

Da próxima vez que falar que alguma coisa está com o preço de banana, pense nisso!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).