PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Falhas na coleta de lixo em Suzano ocorrem em meio a problemas e à perda de contratos de empresa ligada ao mesmo empresário em outras cidades do estado de São Paulo

Falhas na coleta de lixo registradas em Suzano desde a última quinta-feira (05) ocorrem em meio a problemas recentes e à perda de contratos de uma empresa ligada ao mesmo empresário responsável pela concessão do serviço no município. A coleta em Suzano é realizada pela Renova Suzano, que também mantém ligação societária com a Renovar Saneamento Ambiental Ltda., empresa que teve contratos encerrados recentemente em Guararema, cidade da região do Alto Tietê, e em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo.

Em Suzano, os problemas começaram a ser identificados na quinta-feira (05) e se estenderam ao longo do fim de semana, levando a Prefeitura a decretar, neste domingo (08), estado de calamidade ambiental e sanitária no município. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial e reconhece o acúmulo de resíduos em vias públicas como risco à saúde coletiva e ao meio ambiente.

Em Guararema, segundo a prefeitura, o contrato da Renovar Saneamento Ambiental foi encerrado na quarta-feira (04). No dia seguinte, quinta-feira (05), uma nova empresa passou a operar os serviços de coleta de lixo, limpeza urbana e atividades complementares no município. Durante o processo de transição, o sindicato da categoria notificou a empresa e a prefeitura para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas dos funcionários afetados pelo encerramento do contrato.

Já em Pindamonhangaba, a atuação da Renovar Saneamento Ambiental foi marcada por uma paralisação de trabalhadores em junho de 2025. Cerca de 200 funcionários da coleta de lixo suspenderam as atividades após serem informados sobre o encerramento do contrato da empresa com a prefeitura. A greve levou à mediação entre sindicato, empresas e administração municipal, resultando em um acordo para o pagamento das verbas rescisórias e na possibilidade de contratação dos trabalhadores por uma nova empresa.

A Renovar seguiu prestando serviços em Pindamonhangaba até 1º de julho de 2025 e, segundo a prefeitura, após o encerramento definitivo do contrato, foi efetuado um depósito judicial de aproximadamente R$ 1,6 milhão para garantir o pagamento das verbas trabalhistas aos ex-funcionários, por determinação da Justiça do Trabalho.

Em Suzano, com o agravamento da situação ao longo do fim de semana, a administração municipal decretou estado de calamidade ambiental e sanitária, medida que autoriza a adoção de ações excepcionais para garantir a limpeza urbana. O decreto permite, entre outros pontos, a contratação emergencial de outra empresa para executar os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana, além de reforço da fiscalização, intervenção administrativa na concessão e eventual retenção ou compensação de valores contratuais para custear medidas emergenciais.

Paralelamente à decretação da calamidade, a Prefeitura de Suzano emitiu nova notificação à concessionária Renova Suzano, determinando a retomada imediata e integral dos serviços. A administração municipal afirma que os repasses financeiros previstos em contrato seguem sendo realizados normalmente e considera inadmissível a interrupção de um serviço público essencial. Enquanto isso, equipes próprias da prefeitura foram mobilizadas de forma emergencial para reduzir o acúmulo de resíduos, especialmente em áreas de maior circulação, como feiras livres e regiões centrais, com acompanhamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos.

Na manhã desta segunda-feira (09), o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, também se reuniu com trabalhadores da coleta de lixo e representantes sindicais para discutir a crise na limpeza urbana. Durante o encontro, o chefe do Executivo demonstrou insatisfação com relatos de salários não pagos pela concessionária, mesmo com os repasses municipais em dia, e afirmou que o setor jurídico já atua para adotar as medidas administrativas e legais cabíveis para garantir os direitos dos funcionários e a continuidade dos serviços.