Eleitor é levado à delegacia após ser flagrado filmando o próprio voto durante eleição na Escola Batista Renzi, em Suzano

PUBLICIDADE

Um homem de 40 anos foi levado à Delegacia Central de Suzano depois de ser surpreendido gravando a própria votação dentro de uma cabina eleitoral na Escola Estadual Batista Renzi. O caso aconteceu no último domingo (25), durante o segundo turno das eleições.

Após o flagrante, o eleitor foi encaminhado à unidade policial, onde a ocorrência foi formalizada por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Esse foi o único crime eleitoral registrado na cidade considerando os dois turnos do pleito.

A legislação eleitoral proíbe o uso de equipamentos capazes de fotografar ou filmar dentro da cabina de votação. Conforme orientações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a restrição existe para proteger o sigilo do voto, impedindo que a escolha do eleitor seja registrada em imagens.
O celular, no entanto, pode ser utilizado antes da votação para apresentar documentos digitais aos mesários, como o e-Título ou outro documento de identificação com foto. A autorização se limita a essa finalidade, não permitindo que o aparelho seja levado para a cabina eleitoral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE