Nesta segunda-feira (1º), em Itaquaquecetuba, foi reinaugurada a Estação Engenheiro Manoel Feio, que atende a Linha 12-Safira da Companhia Paulista Transportes Metropolitanas (CPTM). O evento contou com a presença do governador em exercício Felicio Ramuth e diversas autoridades estaduais e municipais.
As obras, iniciadas em fevereiro de 2022 e concluídas na gestão dp governador Tarcísio de Freitas, tiveram um investimento de R$ 43 milhões e beneficiam cerca de 8 mil passageiros que utilizam diariamente a estação (veja imagens, abaixo). Dentre as melhorias realizadas, destacam-se o alteamento da plataforma, instalação de novo piso e remanejamento da via permanente para reduzir o vão entre os trens e as plataformas.
Últimas Notícias
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
- Com mais de 25 anos de experiência, Autoescola Ideal, em Suzano, oferece condições especiais para quem deseja obter a CNH
- Alças de saída do Rodoanel em Suzano terão projeto concluído no início de 2025, segundo Governo do Estado
A nova passarela coberta com elevadores foi implantada para atender as plataformas 1 e 2/3, substituindo a antiga passarela metálica por uma nova com cobertura. A estação também ganhou banheiros acessíveis, nova iluminação, sonorização e câmeras de segurança, além de um sistema de combate a incêndio e a construção de um bicicletário.
As obras incluíram a construção de novas salas operacionais e banheiros para os empregados, implantação de uma nova bilheteria blindada e uma Sala de Supervisão Operacional (SSO). O acesso à estação foi totalmente reformado, com a implantação de novas escadas, rampa acessível e melhorias nas calçadas externas e paisagismo.
Todas as intervenções atendem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e legislação vigentes de acessibilidade, NR 24 e normas do Corpo de Bombeiros, incluindo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A Linha 12-Safira da CPTM transporta, em média, 262 mil passageiros por dia em seus 39 quilômetros de extensão e 13 estações, ligando a Estação Brás a Calmon Viana, no município de Poá, atendendo bairros da região do extremo leste da cidade de São Paulo e Itaquaquecetuba.
A cerimônia de entrega das obras contou com a participação do secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos Manoel Botelho, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, do presidente em exercício e diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente da CPTM, Marcelo Machado, do prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, e outras autoridades.
Veja imagens do local.