O médico Diego Alves Ferreira, atual secretário municipal de Saúde de Suzano, foi reconhecido com o “Prêmio Guará – Destaques do Ano” pelo trabalho realizado em dois importantes projetos para a área da saúde no município em 2024: o início da construção da UPA 24 Horas no distrito de Palmeiras e a entrega do CAPS 24h (Centro de Atenção Psicossocial) na área central de Suzano.
A futura UPA 24 Horas, cuja obra começou em setembro de 2024, está sendo instalada no bairro Recanto Feliz, no distrito de Palmeiras. Com previsão de conclusão para 2026, o equipamento terá capacidade para realizar cerca de 8 mil atendimentos mensais e representa um investimento de R$ 6,9 milhões provenientes de recursos municipais.
O projeto, que promete melhorar o acesso à saúde no distrito, foi uma das iniciativas tiradas do papel graças ao empenho de Dr. Diego.
Últimas Notícias
Já o CAPS AD Vita, localizado na área central de Suzano, passou a funcionar 24 horas por dia em junho deste ano, também durante a gestão do secretário. A unidade agora oferece atendimento contínuo, incluindo o período noturno, finais de semana e feriados. Com a revitalização do espaço, foram adicionados oito leitos para hospitalidade noturna, voltados para pessoas em sofrimento psíquico intenso devido ao uso de álcool e outras drogas.
A iniciativa busca garantir cuidados intensivos e ininterruptos em saúde mental, promovendo acolhimento e apoio para quem mais precisa.
O “Prêmio Guará – Destaques do Ano” reconhece lideranças que causam impacto positivo, promovem inovação e deixam um legado transformador. Inspirado na força e resiliência do lobo-guará, o prêmio simboliza dedicação e excelência no fortalecimento do Alto Tietê.
Um troféu e um certificado será entregue pessoalmente ao premiado Dr. Diego Ferreira, nos próximos dias.
Biografia
Natural de Tocantins, Diego Alves Ferreira é médico ortopedista e reside em Suzano desde 2007, cidade que adotou como lar. Formado pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista, ele é casado e pai de dois filhos.
Ao longo de 15 anos de carreira, acumulou experiências em renomados hospitais do Estado de São Paulo, como São Camilo, São Luiz, Cruz Azul, Independência e Luzia de Pinho Melo. Em 2010, iniciou suas atividades na Santa Casa de Misericórdia de Suzano, atual Hospital e Maternidade Suzano (HMS). Sua competência o levou ao cargo de coordenador de ortopedia em 2017 e, posteriormente, ao posto de diretor médico da unidade em 2021.
Em fevereiro de 2024, Diego Ferreira foi nomeado secretário municipal de Saúde, assumindo a pasta com o desafio de implementar melhorias significativas no sistema de saúde da cidade. Sua dedicação foi reconhecida pela Câmara Municipal de Vereadores, que em agosto de 2024 concedeu-lhe o Título de Cidadão Suzanense, em homenagem à sua contribuição para o bem-estar da população.