Esta história é bastante conhecida, mas vale a pena ver de novo.
Uma vez um homem estava caminhando por um acampamento de elefantes e viu que os elefantes não estavam sendo mantidos em gaiolas ou presos pelo uso de correntes.
Últimas Notícias
Tudo o que os impedia de escapar do acampamento era um pequeno pedaço de corda amarrado a uma de suas pernas. À medida que o homem olhava para os elefantes, ele ficava confuso sobre o porquê de os elefantes não usarem sua força apenas para quebrar a corda e escapar do acampamento.
Eles poderiam facilmente ter feito isso, mas em vez disso, eles nem tentaram.
Curioso e querendo saber a resposta, ele perguntou a um treinador próximo:
– Por que os elefantes estão parados ali e nunca tentam escapar?
O treinador respondeu:
– Quando são muito jovens e muito menores, usamos uma corda do mesmo tamanho para amarrá-los e, nessa idade, é o suficiente para segurá-los. À medida que crescem, são condicionados a acreditar que não podem se separar. Eles acreditam que a corda ainda pode segurá-los, então eles nunca tentam se libertar.
A única razão pela qual os elefantes não estavam se libertando e escapando do acampamento foi que, com o tempo, eles adotaram a crença de que simplesmente não era possível.
Esta história tem várias interpretações, algumas nos ensinam coisas muito importantes. Ajuda-nos a entender como determinadas crenças nos impedem de nos libertarmos de certos preconceitos.
Quando ainda somos crianças, coisas que nossos pais e familiares nos dizem sobre nós, opiniões que vão nos imprimindo ao longo dos anos, vão calando fundo na nossa alma.
Silenciosos, esses fantasmas nos prendem e nos fazem como os elefantes. Ficamos inertes com as crenças de que não somos capazes; não sabemos fazer nada, ou isso… ou aquilo.
Sempre é hora de refletir sobre isso e desatar os nós que podem nos impedir de ser livres.
(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)