O título deste artigo refere-se ao livro de Carl Gustav Jung. Esse livro tem muitas coisas interessantes, vale a pena ler.
Um dos pontos interessantes do livro é a afirmação de que existe Deus. De uma forma bem suave ele não afirma especificamente um Deus ligado a alguma religião, mas o desenvolvimento de uma consciência do divino.
Últimas Notícias
Há atualmente, teorias da mecânica quântica que sugerem a existência de uma consciência criadora maior, de muitos universos, de muitas criações divinas.
Assim também, Jung fala de nossas metáforas em relação aos animais. Os animais muitas vezes nos servem de modelo: comi como um leão, esse homem parece um urso, ela é uma gatinha… a natureza sugere muitas semelhanças com os comportamentos ou aparências humanas.
Jung fala que a vida humana é um complexo de opostos: dia/noite; bem/mal; nascer/morrer e assim por diante. Esses opostos estão sempre se digladiando e cada um vence em cada momento de nossas vidas. Esses opostos têm muitos símbolos: a escuridão e a luz; o céu e o inferno; o ódio e o amor e assim por diante.
Quantos símbolos existem para diferentes emoções e sentimentos humanos? Serpentes, estrelas, diferentes flores e plantas, símbolos religiosos, armas: espadas; lanças, capacetes, armaduras; sons da natureza esses e outros símbolos são usados pelos seres humanos.
Muitos símbolos foram criados pelas religiões, seitas, crenças em todo o mundo: a cruz é apresentada de diversas formas; as mandalas, ou seja, os círculos com os diferentes desenhos artísticos em seu interior; as estrelas de 5 e 6 pontas, a lua crescente entre outros apontam para as diferentes formas que Deus se manifesta aos seus crentes.
Jung, também, vai descrevendo os símbolos que representam o feminino, como as ânforas, os vasos, as cornucópias e os que representam o masculino como as armas pontudas, os obeliscos e as torres.
Todos esses símbolos, por sua vez, emergem nos sonhos. E muitas pessoas buscam interpretar os sonhos com base nos símbolos que aparecem enquanto sonhamos. Diferentes interpretações surgem quando se sonha com dente, com formiga, com água suja ou limpa, um ramo de oliveira e assim por diante.
A mente humana estabelece pontes entre coisas da natureza, da arte, da religião com seus sentimentos, com suas emoções, com suas esperanças. A realidade é prenhe de símbolos criados pelos seres humanos, cada um com um significado dentro de uma determinada comunidade, de uma determinada cultura, assim também seus significados. Não podemos julgar!
(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)