PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Desatando-se da desilusão”, por Padre Claudio Taciano

Há um ditado popular que diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Embora sejamos perfectíveis, não somos perfeitos como Deus, e, assim sendo, nem sempre conseguimos dar a melhor resposta, diante de tudo que acontece ao nosso redor. Somos seres conflitantes e contraditórios por natureza. Dizem que o tempo resolve tudo, mas para mim, definitivamente, não resolve! Na verdade, com o tempo conseguimos aceitar, entender e administrar melhor alguns problemas que não conseguimos e nem conseguiremos resolver. Talvez ter simplesmente a consciência de que muitas agruras e contrariedades sejam irresolúveis, já seja, em si, uma solução.

As marcas e as feridas da vida, vão nos levando a ter um pouco mais de cautela e prudência, o que não significa ausência de erros e tropeços. É caminhando que se faz o caminho. Para não perdermos a vontade de seguir em frente e de perseverar, precisamos olhar mais para frente e menos para trás, mais para os nossos acertos e menos para os nossos erros. Devemos aprender a viver com a dor, no sentido amplo da palavra, sem provocar dor nos outros. A dor da tristeza, da ausência, do medo, da frustração. Até mesmo a dor física etc. faz parte da nossa condição, da nossa vida e da nossa história, mas ela não deve servir de desculpa para ferirmos o outro, ou para desistirmos da vida. Ter alguns momentos de revolta, tá valendo, mas ser revoltado é preferir e ressaltar a dor e o trauma em detrimento da paz e da alegria.

Nas linhas tortas da história e em meio ao nosso temor e tremor, precisamos escrever uma bela história. E para mim, a força mais ativa e criativa do mundo não é o ódio. O ódio não nos oferece e nunca nos oferecerá, diante dos males presentes e futuros, a resposta mais adequada e inteligente que precisamos e precisaremos ao longo da nossa vida. O ódio como meio, de buscar e fazer justiça, só provoca caos e injustiça. Agora, o amor fez tudo, ou seja: o mundo, você e eu. Não busquemos fora do amor; a vida, a paz e a fraternidade. Por amor se corrige e se auto corrige, por amor cuida e se cuida, por amor se cura e se restabelece. Se for brigar, brigue com amor, se for rezar, reze com amor. O amor é a força mais pura, mais criativa e mais forte do universo. Deus é amor!

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)