PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Faça o bem mesmo quando não tiver vontade”, por Padre Claudio Taciano

Tudo que vemos e ouvimos, que guardamos e oferecemos diz muito de nós. Nós nos revelamos dia a dia, a conta-gotas, ao mundo, à sociedade, às pessoas e a nós mesmos. Conscientes ou não, a nossa vida é parte do mundo criado e visível e também do mundo criado, mas não visível. Transcendemos pelo que sentimos e pelo que pensamos. Alguém sabe de forma clara o que você está pensando neste momento? Ou só você e Deus?

O meio que habitamos, as pessoas que convivemos não nos definem, mas nos influenciam. Você pode viver no meio de santos e não ser santo e/ou no meio de marginais e não sê-lo. Agora, o mundo que vivemos de maneira geral interfere (repito, não define) na nossa maneira de pensar e agir. Como ser uma pessoa otimista, se eu pauto minha vida somente naquilo que é ruim e triste?

Querer não significa poder, como muitos pensam, mas significa criar meios para que o meu objetivo se torne realidade. Eu não posso ser o meu maior obstáculo. Quando alguém diz: “faço só o que tenho vontade!”, ele está dizendo: “não quero o melhor para mim”. A virtude consiste em fazer o que é bom, mesmo não querendo, repetidas vezes. Quando se está enfermo você não tem vontade de se alimentar, mas se alimenta, pois isso é fundamental para sua recuperação. Se curvar às próprias vontades, é perder-se, é alienar-se. Devemos ser capazes de fazer o que é bom mesmo quando não temos a mínima vontade.

Esta batalha torna muitos sonhos reais. Na esfera religiosa, rezar somente quando se tem vontade, torna qualquer religioso um descrente. A falta de boa vontade, oprime o coração e causa angústia. Abra sua mente para boas e valiosas notícias, seu coração para os belos e nobres sentimentos, e sua estrada se iluminará, mesmo havendo pedras e espinhos, você conseguirá contorná-los. Siga em frente com esperança, garra e compaixão e seu esforço não será em vão. Beijo no seu coração. Deus te abençoe!

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)