PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Eleições 2022: No primeiro turno, Lula tem 48%, Bolsonaro tem 22% e Moro tem 9%, mostra pesquisa Datafolha

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (16) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto já no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 22%, enquanto o ex-juiz Sérgio Moro (PODE) vai se consolidando como o candidato da “terceira via” mais forte até agora, com 9%.

Para a realização da pesquisa foram colocados dois cenários: A) onde o número de candidatos é mais limitado e B) onde há todos os nomes já estabelecidos até aqui.
No primeiro caso, Lula aparece com 48%, Bolsonaro com 22% e Moro com 9%. Eles são seguidos de Ciro Gomes (PDT), que aparece com 7% e do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. Neste cenário, ainda 8% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 2% não souberam responder.

No segundo quadro, não há alteração nos quatro primeiro colocados. Doria oscila para 3%. Outros nomes que devem figurar na disputa presidencial também surge, como os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1%, seguidos do senador Alessandro Vieira (CIDADANIA), o ex-ministro Aldo Rebelo e o cientista político Felipe d’Ávila (NOVO), que não pontuam. O cenário também repete os números de nulos e dos que não saberiam em quem votar.

Lula se destaca na pesquisa espontânea, onde o entrevistado fala o nome do candidato sem que este tenha sido sugerido. O petista aparece com 32% das intenções, seguido de Bolsonaro, com 18%, e de Moro, com 2%. Nesse caso, porém, 36% dos entrevistados dizem não saber em quem vão votar.

Perfil do Eleitorado

Quando se trata do perfil dos eleitorado entrevistado, os mais jovens (54% no cenário A, 53% no B), menos escolarizados (56% em ambos) e mais pobres (56% no A e 55% no B) preferem Lula. Já Bolsonaro se destaca entre os mais ricos, com 32% e 34% das intenções de quem ganha 5 a 10 salários mínimos e acima de 10. Sérgio Moro também é bem visto neste eleitorado, com 15% e 17%.

Agora, quando a pesquisa separa o eleitorado por região, o ex-presidente dispara no Nordeste do Brasil, com 61% no cenário A e 63% em B. Já o atual presidente tem bom desempenho no Sul do país, com 27% e 25% dos votos vindo de lá, entre as duas hipóteses. Bolsonaro também se destaca no Norte e no Centro Oeste com 26% em A e 25% em B.

A situação de Moro é boa no Sudeste e no Sul, recebendo 12% e 13% das intenções. No Nordeste, porém, sua influência é quase nula, assim como a de João Doria, ambos com 3 pontos percentuais. No Sudeste, o governador paulista não se destaca muito também e recebeu apenas 6% das intenções e 8% em São Paulo.

O Datafolha entrevistou presencialmente 3.666 pessoas com mais de 16 anos, entre 13 e 16 de dezembro em 191 cidades do Brasil. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos para mais ou menos.

(Matéria com informações do jornal Folha de São Paulo)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario