Nos últimos anos, o uso de smartphones e o acesso à Internet tem se tornado cada vez mais corriqueiro no nosso dia a dia. O celular já é parte da rotina de uma grande parcela da população e é por onde resolvemos muitas pendências, seja de comunicação com outras pessoas, para sanar dúvidas ou fazer pesquisas e, mais do que nunca, para conhecer novos produtos e realizar compras, no conforto de sua casa e de modo rápido e fácil.
Para quem pensa em empreender, o meio digital pode se mostrar um bom caminho para começar. Um dos principais aspectos que o torna tão atrativo e viável são os baixos custos de operação. Em um negócio físico, é preciso custear aluguel, contas de energia elétrica e fornecimento de água, mobiliário, além da manutenção que o espaço pode exigir. No modelo online, o empresário consegue reduzir os gastos e investir em produtos diferenciados e gestão de mídias sociais, para se fortalecer ainda mais.
Últimas Notícias
Durante a pandemia, aqueles que ainda tinham receio de usar serviços digitais começaram a ceder, e hoje já são adeptos fiéis de vários marketplaces. Negócios digitais são muito efetivos por terem a capacidade de transpor barreiras e vender para qualquer lugar do mundo, uma loja do interior de São Paulo pode impactar um cliente que mora em Fortaleza ou até mesmo fora do país. Sem barreiras físicas, a possibilidade de crescimento é ainda maior, além de levar o nome da loja para novos lugares, o que confere muita credibilidade.
Outro aspecto que torna o modelo online muito rentável são as possibilidades para a criação da loja. Atualmente existem diversas plataformas para comércio digital, como o Mercado Livre, Shoppe e até mesmo a Amazon. Também vale ressaltar que há locais próprios a determinados negócios, como é o caso do Elo 7, voltado exclusivamente à comercialização de artesanatos. Com tantas opções, o empreendedor pode escolher aquele que mais se adequa ao seu estilo de negócio e onde seus clientes já estão alocados.
A Internet também é uma poderosa aliada por oferecer ferramentas que podem emitir relatórios automáticos sobre a performance do seu negócio. Números de pessoas que acessaram seu site, quantos cliques houveram em um anúncio, quais produtos têm recebido mais ou menos visualizações, cada um desses tópicos é de extrema valia e ajuda a melhorar o seu empreendimento baseado no retorno real do seu público-alvo.
Especula-se que, no fim de 2021, o Brasil tenha ultrapassado a marca dos 1,59 milhões de lojas virtuais dos mais diversos segmentos. É inegável o sucesso e o crescimento desse setor, mesmo em meio a crise e instabilidades financeiras do país. Quem sonha em ter o próprio negócio precisa estar atento, com o mundo online, as possibilidades são infinitas.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)