Vivemos uma época de muita tensão e angústia. Um vento apocalíptico parece estar passando entre nós, afetando e testando nosso equilíbrio e nossa esperança. Neste tempo atípico muitos morreram, outros adoeceram e muitos faliram. E neste rastro de sofrimento e escassez, na contramão deste movimento as empresas farmacêuticas e armamentistas observam seus ganhos se multiplicarem. Por aí já podemos concluir como anda nossa saúde integral e inclusive emocional.
A pandemia, com tudo que ela causou, já anunciava dias difíceis. A Guerra, o desemprego, a inflação, a efervescência e a polarização política já estão fazendo suas vítimas no mundo afora. A prosperidade como consequência do trabalho, da paz e da justiça, já não anda tão bem das pernas.
Últimas Notícias
Este cenário caótico e desumano, longe de nos paralisar, deve nos deixar inquietos, nos provocar e nos impulsionar. Não desistamos de seguir em frente, de acreditar em dias melhores. Dias difíceis podem gerar soluções promissoras e criativas. A dor sentida, a decepção vivenciada têm que chegar ao nosso coração, para que nos tornemos mais humildes, fraternos e humanos. As boas palavras e os bons gestos alimentam a nossa esperança e contagiam o ambiente que vivemos.
Todo esforço a favor da paz e da justiça beneficia toda humanidade. O simples sorriso de quem estava triste, o alimento para quem estava faminto e o ânimo para quem estava abatido já são consequências positivas que nos animam para seguirmos acreditando e nos ajudando mutuamente.
Não basta reclamar do que não deu certo, precisamos buscar a solução. Gastemos tempo e energia em favor da paz e da fraternidade. A oração chega ao coração de Deus não somente pela fé, mas também pela generosidade do coração que ama. Que Deus nos ajude a amar mais e odiar menos. Termino aqui com a oração pela paz do saudoso Papa João Paulo II:
“Escuta minha voz, Senhor, pois é a voz das vítimas
de todas as guerras e de todas as violências
entre os indivíduos e os povos…
Escuta minha voz, pois é a voz de todas as crianças
que sofrem e que sofrerão
enquanto os povos colocarão sua confiança nas armas e na guerra…
Escuta minha voz, quando eu te suplico de insuflar
no coração de todos os humanos
a sabedoria da paz,
a força da justiça
e a alegria da amizade…
Escuta minha voz quando eu te falo para as multidões que,
em todos os países e em todos os tempos,
não querem a guerra e estão prontas a percorrer o caminho da paz…
Escuta minha voz e dá-nos a força
de sempre saber responder ao ódio pelo amor,
à injustiça por um total engajamento pela justiça,
à miséria pela partilha…
Escuta minha voz, ô Deus, e concede ao mundo
tua paz eterna, Amém”.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)