O maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos.
O fenômeno que ele era o tornou conhecido por todo o mundo e lhe deu a oportunidade de conhecer líderes mundiais de vários países. Pelé chegou a conhecer a Rainha Elizabeth, três presidentes dos Estados Unidos e até mesmo foi responsável por parar uma guerra na Nigéria.
Rainha Elizabeth conhece o Rei Pelé
Últimas Notícias
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
- 3ª Feira de Discos acontece neste sábado (23) no Patteo Urupema Shopping em Mogi das Cruzes
- Mogi Shopping inaugura decoração de Natal e recebe Papai Noel neste domingo (24), em Mogi das Cruzes
Em 1968, quando estava em visita oficial ao Brasil, a rainha Elizabeth II, que também faleceu neste ano, assistiu a uma partida de futebol no país. Em campo, estava a Seleção Paulista contra a Seleção Carioca, que uniu os melhores jogadores de cada estado, num jogo amistoso, no Maracanã.
O templo do futebol viu a magia de Pelé, e a seleção paulista venceu os cariocas por 3 a 1. O troféu do amistoso foi entregue pela própria rainha Elizabeth II às mãos de Pelé.
Três presidentes dos Estados Unidos
O final da carreira de Pelé foi no New York Cosmos, time de futebol norte-americano. Em 1975, ele teve a oportunidade de conhecer o presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, que recebeu uma aula de embaixadinhas do rei. Mas esse não foi o único presidente americano que ele conheceu.
Alguns anos mais tarde, em 1986, Pelé visitou a Casa Branca onde conheceu o presidente Ronald Reagan. Na ocasião, o americano disse: “Eu sou Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos. Mas você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é”. Junto dele estava o, na época, presidente do Brasil, José Sarney.
Já em 1997, o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, visitava o Brasil e chegou a conhecer o Rei Pelé em um compromisso realizado no Rio de Janeiro. Ele tentou novamente ensinar o chefe de Estado e jogar bola, mas não foi tão bem-sucedido.
Parou a guerra na Nigéria
Em 1969, a presença do Rei Pelé conseguiu pausar uma guerra, pelo menos por pouco mais de 90 minutos. O Santos foi convidado para realizar uma partida na Nigéria, que vivia uma guerra civil na época. O time paulista jogaria contra a seleção do centro-oeste do país africano. A partida foi realizada numa zona de conflito, e os nigerianos pararam a guerra para lotar o estádio e verem a magia do Rei do Futebol.
O Santos venceu o jogo por 2 a 1. Neste ano, o clube praiano ainda lançou uma terceira camisa com referências ao episódio, com frases na camisa como: “Juntos pela Paz, juntos pelo futebol alegre”, “Nigéria 1969” e “O Dia que a Guerra Parou”.
Pelé quase conheceu os Beatles
Nos anos 60, dois fenômenos eram conhecidos em todo o mundo: Os Beatles e o Pelé. Em 1966, quando a Copa do Mundo foi na Inglaterra, os cantores John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison tentaram ir ao hotel onde Pelé estava hospedado, mas foram impedidos pela Confederação Brasileira de Futebol.
Já em 1975, o Rei conheceu John Lennon, em Nova York. O atleta morava na cidade porque jogava no New York Cosmos, e fazia aulas de inglês na mesma escola que Lennon aprendia japonês.
(com informações do jornal Folha de São Paulo)
(por Leonardo Lima, Estagiário em Jornalismo, sob supervisão do editor)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario