PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“MEI, por quê contar com um serviço de contabilidade?”, por Robinson Guedes

O termo da moda no ramo empresarial é o microempreendedor individual, o MEI. Dotado de aspirações, este perfil de profissional é muitas vezes ligado à inexperiência e ao risco por conta dos investimentos e, por isso, uma das minhas dicas para você que está se aventurando nesta área é contratar um contador, pois são muitas as vantagens de ter um serviço de contabilidade ao seu lado. Então hoje, vamos falar das mais importantes.

Primeiramente, há uma regra geral que não é exclusiva aos empresários, mas que torna se ainda mais importante neste meio, que é a conformidade fiscal. Contratar um contador especializado em MEIs pode ajudá-lo a entender e cumprir suas obrigações fiscais, o que inclui a emissão de notas fiscais, o pagamento de impostos e no temido momento das declarações.

Outro fator a se considerar é a economia de tempo. Como você, MEI ou não, pode imaginar, lidar com questões contábeis pode ser algo demorado, especialmente quando você não tem experiência na área – o que não é nenhum crime, todos temos forças e desvantagens na atuação profissional. Contratar um serviço de contabilidade permite que você se concentre no seu negócio principal, enquanto os profissionais do meio cuidam destas obrigações por você.

Essa questão engloba outro ponto crucial, que é a redução da chance de erro. Um contador experiente pode ajudar a evitar falhas contábeis que podem levar a multas e penalidades que, caso não sejam resolvidas em tempo hábil, podem resultar em consequências mais graves. Enquanto atuantes diretos na área, eles têm conhecimento atualizado sobre as regulamentações fiscais e podem garantir que todas as transações e registros estejam bem pontuados.

Outro aspecto é a possibilidade de ter um suporte diferenciado em caso de fiscalização. Caso você tenha de passar por uma auditoria fiscal, por exemplo, ter um serviço de contabilidade ajudará a garantir que você esteja com todos os documentos e registros necessários em ordem, reduzindo seu estresse nesta questão que, em certas ocasiões, pode ser altamente desgastante.

Por fim, vale lembrar que um contador não serve exclusivamente para apagar ou prevenir incêndios, pois ele também pode fornecer orientações valiosas sobre a saúde financeira do seu negócio. Desta forma, ter um acompanhamento especializado pode lhe ajudar a planejar melhor suas finanças, otimizar seus gastos e tomar decisões mais assertivas.

É claro que contratar um contador significa ter um gasto mensal a mais, porém, tenha em vista que isso é um investimento. Portanto, microempreendedores individuais, sigam meu conselho e tenham um profissional para lhe auxiliar nesta parte tão crucial para o seu desenvolvimento.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)