PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Itaquaquecetuba, Projeto Vôlei Mania, do Instituto Maurício de Sousa, atenderá 400 crianças

Itaquaquecetuba passa a receber o Projeto Vôlei Mania, uma parceria da Prefeitura local com o Instituto Maurício de Sousa. Este projeto, cuja filosofia é promover atividades que auxiliam e fomentam a cidadania para crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social, será lançado oficialmente nesta quinta-feira (29), a partir das 11 horas, no próprio núcleo, com a presença do prefeito Eduardo Boigues, entre outras autoridades.

Com a inauguração desse núcleo na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Paulo Nunes, situada na rua Santa Catarina, número 382, no bairro Morro Branco, o projeto poderá atender cerca de 400 crianças.
Com esta nova adesão, o Projeto Vôlei Mania, que já atua em cidades como Mogi das Cruzes, São Paulo – no bairro de São Miguel Paulista, Pindamonhangaba e Poá, amplia seu alcance ao chegar em Itaquaquecetuba.

Projeto Vôlei Mania

O objetivo é utilizar a prática esportiva, sua disciplina e compromisso como ferramenta de promoção de saúde, crescimento ético, moral e participação social. Apesar de sua base esportiva, o projeto não se preocupa apenas com o esporte, atividades lúdicas e aulas educativas, mas com a integração social, educacional, melhora na saúde e com a responsabilidade ambiental, além de promover a integração das empresas apoiadoras com a comunidade em que está inserida.

O vínculo com o esporte é fruto do histórico esportivo de sucesso do seu criador e gestor, o renomado técnico de voleibol João Marcondes, dono de títulos estaduais, nacionais e internacionais com equipes como Report Suzano, Wizard, Ultra, Sada e Funvic. Ele resolveu oficializar o trabalho dedicado aos mais jovens e, em 2015, com alguns parceiros, deu início ao projeto justamente na cidade que o adotou e na qual passou alguns dos melhores momentos de sua carreira: Suzano.

Ao longo dos anos, os números foram aumentando. Do trabalho inicial em Suzano, com 800 crianças de áreas de risco social até os anos seguintes, o projeto passou a atender 2 mil crianças e adolescentes. Com a chegada de novos parceiros de peso como o Instituto Maurício de Sousa (Turma da Mônica) e o Clube Unesco Funvic em 2017, o Vôlei Mania pôde ampliar o trabalho e sua área de atuação, se expandindo para outras cidades.

Em 2023, com sede em Pindamonhangaba, ele segue forte. A meta é continuar ampliando o trabalho junto às comunidades das áreas de vulnerabilidade social e também no fortalecimento de voleibol de alto rendimento com a equipe sub-21.

Eixos

Esportivo – O projeto esportivo busca a renovação do vôlei brasileiro. A equipe, agora com sede em Pindamonhangaba, possui dezenas de parceiros e, na temporada 2022, consagrou-se vice-campeã paulista no masculino sub-21. A equipe de base colabora diretamente com o fortalecimento e com a representatividade do esporte no Vale do Paraíba, revelando atletas para os times de alto rendimento, bem como servindo de exemplo para as crianças assistidas pelo projeto social.

Ambiental – Propõe o uso de ferramentas pautadas na educação ambiental contando com um trabalho pedagógico de conscientização ecológica e desenvolvimento sustentável. As ações se dividem em aulas e palestras com especialistas, empresas voluntárias e excursões, visando a formação de atitudes e valores de acordo com as necessidades dos indivíduos e da coletividade.

Educacional – Atua pela implantação de plataformas educativas direcionadas para as crianças do ensino fundamental 1 e 2. A iniciativa também contemplará os assistidos com aulas de reforço escolar, empreendedorismo e bilíngues.