PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O que é ESG e o que isso impacta na sua empresa?”, por Rebeka Assis

Pode até parecer “modinha”, mas acredite: saber do que se trata e colocar em prática na sua empresa pode contribuir – e muito – para um crescimento sólido e sustentável

Três letras e uma gama de impactos para as empresas ativas no mercado. O ESG é um conceito que sintetiza vários pontos importantes que as empresas possivelmente já conhecem, mas precisam colocar em prática.

Sem mais delongas, vem comigo entender do que se trata essa sigla. Boa leitura!

O que significa “ESG”?

ESG é um acrônimo – palavra formada pelas iniciais de várias outras – para três termos em inglês: Environmental, Social and Governance. Para o português, a tradução utilizada é Ambiental, Social e Governança.

E isso quer dizer que o ESG é um conceito que trata de soluções empresariais que envolvem a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a governança corporativa.

Confira, a seguir, o que cada termo representa para o seu negócio.

Sustentabilidade ambiental

O termo “sustentabilidade ambiental” representa um grupo de práticas de equilíbrio entre o uso de recursos naturais, para garantir que nossas necessidades sejam supridas, bem como a preservação e cuidado constante do meio-ambiente, garantindo um planeta com recursos para as futuras gerações.

Segundo a ONG WWF-Brasil, desenvolver atividades de forma sustentável é o mesmo que desenvolver recursos para o futuro.

No caso das empresas, algumas formas de se posicionar sustentavelmente são:

  • Investir em tecnologias e práticas “verdes”, como a utilização de materiais sustentáveis em seus produtos ou cadeia de produção;
  • Adotar o uso de energias renováveis, como a energia solar;
  • Analisar os possíveis danos provocados ao meio-ambiente e reduzir os impactos negativos, como o uso de filtros de partículas poluentes (além de sua correta troca); entre outros.

Responsabilidade social

Já a “responsabilidade social” refere-se a um conjunto de ações que as empresas desenvolvem, em prol de reverter benefícios para a sociedade. Basicamente, é uma forma do negócio que não visa apenas lucrar, mas também transformar a vida de outras pessoas, por meio de ações que vão além do que preveem as leis. Trata-se de um modelo que “abraça” preocupações sociais e locais, em busca de soluções que impactem a comunidade positivamente. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como:

  • Incentivar ou desenvolver programas com foco em educação e cultura;
  • Contribuir com as necessidades locais da comunidade na qual a empresa está inserida;
  • Manter um bom ambiente de trabalho, com cuidados efetivos com seus clientes, funcionários e parceiros, entre outros.

Governança corporativa

Por fim, mas não menos importante, temos a “governança corporativa”. Termo um pouco mais conhecido, graças aos programas de Compliance, a governança corporativa se desdobra em diversos subtemas, mas possui alguns pilares principais, como:

  • Agir com transparência em relação as informações sobre seus procedimentos internos e externos, em todas as áreas, como setores financeiros e administrativos;
  • Executar condutas de equidade com todos os colaboradores, respeitando seus direitos e individualidades;
  • Realizar prestações de contas de forma legal, ética e responsável, entre outros.

Vamos refletir…

Este texto é só um pontapé para você refletir sobre o assunto e buscar mais informações sobre o ESG.

Sei que, às vezes, temas como este podem parecer muito utópicos ou inalcançáveis, mas acredite: eles estão presentes em todas as empresas de sucesso.

Quando falo sobre “crescer com uma base sólida”, como já comentei em outros textos, me refiro a refletir e colocar em prática ações diferenciadas, que não garantem apenas economias para o seu bolso, mas trazem impactos para o mundo à sua volta.

E se nada disso for o suficiente para despertar uma fagulha na sua mente, pense comigo: quem não gostaria de comprar/vender com alguém que entrega além do básico e se preocupa com o seu papel na humanidade?

Bom trabalho e até semana que vem!

E aí, você tem alguma dúvida que gostaria de ver respondida aqui na coluna?

Envie uma mensagem no meu Instagram ou um e-mail para [email protected], e eu terei todo o prazer em responder.

Aproveite e conheça meu trabalho em www.rebekaassis.com.br.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)