PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Escola bilíngue de Itaquaquecetuba realiza avaliação diagnóstica para estudantes surdos com acessibilidade em Libras

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nos dias 27 de julho e 1º de agosto uma avaliação diagnóstica inédita para estudantes da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Charles Michel de l’Épée. Pela primeira vez na região, o exame foi realizado com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A prova foi aplicada a estudantes do 5º ano com diferentes níveis de surdez, incluindo surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira. Com questões básicas de língua portuguesa e matemática, a avaliação utilizou tablets equipados com recursos tecnológicos e adaptados para garantir o acesso e participação plena dos alunos.

O objetivo da avaliação é analisar o desenvolvimento educacional dos estudantes e identificar eventuais dificuldades enfrentadas por eles. A iniciativa busca assegurar o direito à avaliação com acessibilidade em Libras, como previsto na legislação que reconhece a educação bilíngue para surdos no ensino brasileiro.

A Escola Charles Michel de l’Épée adota a perspectiva da educação bilíngue, oferecendo a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda. A unidade oferece ensino regular em etapas e modalidades específicas conforme a faixa etária dos estudantes. Além disso, é o primeiro centro de referência de inclusão de pessoas surdas da região do Alto Tietê, proporcionando atendimento nos moldes das classes regulares de ensino.