PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Três passos para um bom planejamento financeiro em 2024”, por Robinson Guedes

Amigos leitores, estamos entrando no mês de dezembro, o último de 2023, e hoje vamos falar da importância do controle financeiro pessoal no seu planejamento para 2024. Mesmo essa sendo uma premissa básica, muitas pessoas ainda não adotam esse tipo de gestão no cotidiano, sendo que algumas nem mesmo compreendem a sua essencialidade, apesar de não ser uma tarefa tão complexa quanto parece. Por isso, vamos ao tema que, com certeza, lhe garantirá um ano mais planejado.

Dito isso, vamos a uma breve explicação. O controle pessoal serve para entender precisamente como é a sua renda, o padrão e frequência com que seu dinheiro sai da conta e o que pode ser poupado para sobrar mais no fim do mês, o que permite com que você não tenha uma surpresa negativa com as suas despesas pessoais, sendo o caminho ideal para quem quer poupar, fazer planos de crescimento e prezar pela saúde financeira.

Neste contexto, vou te dar três dicas simples para que você não entre no rol dos endividados. E a primeira é identificar os seus rendimentos e os seus gastos. Pare e pense em questionamentos amplos como, por exemplo, “qual a sua renda líquida em um mês?” ou se há rendas extras ao longo do ano. Seja em um caderno, no computador ou em qualquer método de controle, anote absolutamente tudo para obter uma visão a longo prazo.

Depois disso, registre as despesas do mês, considerando contas fixas, variáveis e esporádicas. Desse modo, você terá uma visão geral dos gastos e poderá definir o seu custo de vida, assim como encontrar os gargalos do seu orçamento. Tal visão permite com que você identifique se o seu dinheiro está sendo gasto com compras superficiais, ou ainda, se há algo desnecessário que está comprometendo o rendimento do seu salário. Essas questões só podem ser percebidas a partir dos mecanismos de controle a longo prazo, então implante-os.

Por fim, a terceira medida é uma ferramenta já conhecida de você, leitor, que acompanha os artigos semanais: crie um planejamento estratégico, elaborando ações que serão colocadas em prática para conquistar seus objetivos. A finalidade deste sistema organizacional pode ser implementada em vários segmentos da administração financeira, tais quais quitar uma dívida antiga ou guardar dinheiro para comprar um carro, por exemplo.

Mais do que nunca, foque seus esforços em estudar e planejar seu orçamento para 2024, seja em termos pessoais ou profissionais. Inclusive, convido-os a seguir lendo os últimos artigos nos quais falamos de várias vertentes úteis para garantir sua segurança financeira neste próximo ano. Enfim, não poupem esforços na fase de planejamento, pois assim você terá a chance de trabalhar os próximos 12 meses com mais tranquilidade.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)