PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Exopolítica”, por Luci Bonini

Falar de política é sempre muito chato, pois que temos pessoas que acham que vamos falar de partidos, ou pensam: – Política, futebol e religião não se discute.

Agora imaginem falar de uma política com seres de outros planetas?

Mais intrigante ainda. Intrigante ainda é uma palavra leve!

Mas vamos lá para alguns pontos: a palavra política no nosso vocabulário é usada em 2 sentidos: primeiro refere-se à arte de governar, de se relacionar com os diferentes poderes de uma república, de relacionar internacionalmente e localmente, de distribuir, da melhor forma, a gestão a fim de que a população tenha uma melhor qualidade de vida. Parece um pouco ilusório, mas a política é isso mesmo.

Há ainda a política partidária. Essa é mais complicada que a anterior, pois trata dos partidos políticos que diante do povo se atracam, brigam, esculacham-se uns aos outros nas redes sociais, mas lá no refúgio de seus gabinetes, articulam-se a fim de angariar benefícios para si e para seus agregados.

Mas vamos ao tema da semana: Exopolítica é a arte de governar tendo como partícipes de decisões entre seres humanos e de outros planetas.

Imaginem presidentes, governadores e embaixadores reunidos numa Conferência Interplanetária para resolver problemas de aquecimento global de vários planetas, ou ainda como acabar com a fome, como usar energia limpa. Imaginem as discussões sobre o não-uso de armas nucleares, a não-exploração de minérios nos asteroides, a regulamentação da água e do ar?

Imaginem pesquisas conjuntas com seres de outras galáxias a fim de desenvolver pesquisas conjuntas para acabar com as doenças, com as epidemias, com a insegurança alimentar de muitas comunidades em diferentes planetas.

Imaginem a Terra sediando um evento dessa magnitude e a preparação de um lugar de estacionamento das naves de planetas distantes. Ou ainda conferências sendo realizadas por meio de teleconferência com tecnologia muito mais avançada de tudo que já vimos.

Pois bem, tudo isso vem sendo pensado. Se vocês estiverem acompanhando os diferentes países e suas audiências nos Senados e nas Câmaras sobre a existência de seres extraterrestres, suas ameaças e suas possíveis colaborações com os humanos, vocês podem ajudar a imaginar esse futuro, que não sabemos exatamente a quanto tempo ele está de nós!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)