A Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Administração, anuncia a abertura de inscrições para o Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização.
A partir de segunda-feira (11) estarão disponíveis 400 vagas para pessoas desempregadas entre 18 e 59 anos, que estão nesta condição há pelo menos um ano.
Os participantes do programa, que tem duração de um ano (com possibilidade de prorrogação por mais um), deverão cumprir uma jornada de 30 horas semanais em atividades e cursos de capacitação. Além do aprendizado, os inscritos receberão uma bolsa mensal de R$ 1.320 e um vale-transporte.
Últimas Notícias
- Parque aquático na região do Alto Tietê abre diversas vagas de emprego
- Violão, ballet e outros: Itaquaquecetuba abre 800 vagas em oficinas e cursos gratuitos a partir desta quarta-feira (22); veja detalhes
- Ex-aluno de escola pública de Mogi das Cruzes alcança nota 980 na redação do ENEM 2024 e sonha em cursar medicina
Do total de vagas, 12 são reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e outras 20 para mulheres vítimas de violência. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro através do link https://suzano.sp.gov.br/administracao/programa-municipal-de-qualificacao-e-alfabetizacao.
Em caso de excesso de inscritos, a seleção será feita com base em critérios como menor renda per capita, mulheres arrimo de família, maior tempo de desemprego e mais idade. Para comprovar o tempo de desemprego, será considerada a data de emissão do documento, caso não haja registro em carteira.
Os beneficiários serão inseridos em capacitações ocupacionais e atividades cidadãs, sem vínculo empregatício com a Prefeitura. A assiduidade nas atividades, com 95% de frequência, é essencial para manter o benefício.
O programa visa alcançar nove objetivos específicos, incluindo a capacitação para ampliar as possibilidades de emprego, reinserção no mercado de trabalho, estímulo à autoestima, inclusão social, geração de poder de compra, zelo pelo patrimônio público, conscientização sobre sua conservação e redução das diferenças sociais.