A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Poá anunciou planos para a reforma da Casa da Estação, edifício histórico da cidade. O prédio estava sendo usado como Biblioteca Municipal, mas por conta da pandemia estava fechada para visitas desde março.
“Queremos resgatar a história de Poá e esse processo passa, obrigatoriamente, pela Casa da Estação. Esse prédio faz parte da história do município e merece ser respeitada e, principalmente cuidada, estive aqui na semana passada e a encontrei em estado lastimável, com o mato tomando conta do local, além de rachaduras e vazamentos enormes”, informou Ariel Borges, secretário da pasta.
Diante de tantos problemas, o secretário determinou a transferência da biblioteca para o Teatro Municipal, para que a Casa da Estação receba serviços de restauração visando um novo projeto.
“A mudança da biblioteca tem duas finalidades, a primeira é colocá-la em um espaço mais adequado, já a segunda é dar mais uma opção cultural ao prédio do teatro, já em relação à Casa da Estação, queremos transformá-la em um espaço cultural, a ideia é resgatar a importância da ferrovia para Poá, por meio de um mini museu”, afirmou o secretário.
De acordo com Ariel, a mudança da biblioteca deverá ser concluída nos próximos meses, uma vez que o acervo é composto por, aproximadamente, 5 mil livros.
“É o tempo para adequar o novo espaço e organizar todos os títulos, depois é só aguardar a liberação para reabertura aos cidadãos”, disse o secretário, complementando que, em relação à Casa da Estação, o projeto será apresentado à prefeita Marcia Teixeira Bin de Sousa, a Marcia Bin, até o final deste mês.