PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Número de vacinados contra a Covid-19 em Suzano deve passar de mil, nas próximas horas

A vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) teve continuidade nesta quinta-feira (21). A ação, que se iniciou na noite de quarta-feira (20), com a vacinação de dez profissionais do setor, chegou a outros 830 trabalhadores da linha de frente no combate à pandemia. As doses foram aplicadas nos próprios locais de trabalho dos servidores.
Nas próximas horas, o número de vacinados na cidade deve passar de mil. A expectativa é de que a etapa siga até quarta-feira (27).

Neste primeiro dia de vacinação, a CoronaVac chegou a 500 funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, 250 do Pronto-Socorro (PS) Municipal e 80 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Estamos focados na imunização dos profissionais da urgência e emergência, conforme a quantidade de doses recebida. A Secretaria de Saúde está empenhada em garantir o acesso às doses o mais breve possível”, explicou o chefe da pasta, Pedro Ishi.

A expectativa é de que a ação siga durante o fim de semana.
“Trabalhamos com o total de doses que chegaram até o momento, que são 2,8 mil. Os próximos servidores a receber o imunizante são os profissionais que atuam no Pronto-Atendimento (PA) Palmeiras, seguindo para os de demais unidades de saúde que prestam auxílio”, ressaltou.

De acordo com o secretário, a prioridade agora é levar as doses para o maior número possível de profissionais da Saúde, sobretudo aqueles que atuam diretamente na linha de frente no combate à Covid-19. Quanto às pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), o lote recebido ainda não abrange este público.

“Atualmente contamos com 447 idosos em asilos, que devem ser gradualmente imunizados conforme cheguem novos lotes da vacina. Hoje, Suzano tem 34,3 mil pessoas com mais de 65 anos de idade, que também serão priorizadas assim que possível”, detalhou o secretário.
A cidade ainda depende do envio de mais unidades do imunizante por parte do governo estadual.
“Assim como os demais municípios, estamos em permanente contato com a Secretaria de Estado da Saúde para obter informações sobre quando novas doses serão encaminhadas para darmos sequência à vacinação”, concluiu.

Primeiros vacinados

As dez primeiras pessoas imunizadas no município na noite desta quarta-feira (20/01) representam o público-alvo desta primeira etapa, que é de profissionais que tiveram a rotina de trabalho transformada pela pandemia do novo coronavírus. O sentimento por trás da experiência vivida por cada servidor é o mesmo: esperança.

Geraldina Cristina Gabriel, a Dina, foi a primeira a receber a dose em Suzano. Servidora municipal há quatro anos, a enfermeira está à frente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia – Boa Vista, diariamente atendendo a dezenas de pacientes com sintomas da doença.
Já a enfermeira Sandra Maria Rodrigues de Almeida, do PS, perdeu o marido para a Covid-19. Mesmo diante do luto, ela retornou ao posto de trabalho, na linha de frente contra a pandemia.

Os outros profissionais do PS imunizados foram o técnico de enfermagem Anderson Aparecido da Silva, que atuou no Hospital de Quarentena, a ajudante de serviços gerais Rita de Cassia dos Santos Campos e o médico plantonista Roberto Viviani Marcondes, que também trabalha no Pronto-Atendimento (PA) de Palmeiras.
Também da unidade da zona sul, a recepcionista Maria Madalena Pereira recebeu a dose representando todos os trabalhadores do setor administrativo da Saúde suzanense, assim como o motorista sanitarista Marcelo Gil, que transportou dezenas de pacientes durante a pandemia.

Já entre os trabalhadores do Samu, foi escolhido o enfermeiro Jean Gois Costa da Silva recebeu a dose.
E, por fim, representando todos os profissionais da atenção básica, foram imunizados a agente comunitária Léia Alves dos Santos e o técnico de enfermagem Reginaldo de Amorim, que há 15 anos atua na sala de vacinação da UBS Prefeito Alberto Nunes Martins (CS II).