PUBLICIDADE

Associação Comercial de Suzano mostra indignação por fechamento de comércios durante a noite e aos finais de semana

O Governo do Estado de São Paulo anunciou medidas restritivas em relação aos comércios em todo a região, obrigando que negócios não essenciais fechassem aos finais de semana e não funcionassem a partir das 20h até às 6h do outro dia.
A Associação Comercial e Empresarial de Suzano manifestou-se em nota (que pode ser vista na íntegra abaixo), a indignação causada pela decisão que deve afetar diversos negócios no município e na região do Alto Tietê.

De acordo com a Associação, a decisão do governo estadual não leva “em consideração a dramática situação enfrentada pelo setor e, principalmente, pelo fato de que as empresas têm adotado todas as medidas sanitárias necessárias para assegurar, tanto a seus colaboradores quanto para os consumidores, a segurança em seus estabelecimentos.”

Também destacaram que as medidas mais rígidas tomadas na época do Natal e do Ano Novo não geraram resultado na contenção da doença, “mas teve um impacto negativo muito significativo para as empresas atingidas”.

A ACE Suzano afirma que a decisão é uma “punição” àqueles comércios que têm seguido todas as medidas sanitárias e que classificar negócios como essenciais e não essenciais “cria condições injustas de concorrência e afeta a sobrevivência de parcela importante das empresas do varejo.”

Medidas para cuidar dos comércios

Apesar da discordância, a ACE recomendou as medidas de cuidado e todas as instruções a respeito da fase atual do Plano São Paulo.
“As lojas devem organizar o fluxo de atendimento para evitar aglomerações, priorizar vendas online, entregas de mercadorias e atendimento presencial com medidas de higiene e distanciamento muito bem organizadas com informações claras aos seus consumidores.” disse o presidente da Associação, Fernando Fernandes.

O gestor ainda disse que várias medidas para impedir qualquer crise maior para os pequenos negócios foram tomadas.
“A ACE Suzano possui parcerias com Sebrae para capacitação dos empresários, inclusive lançou em parceria com a Prefeitura Municipal o Projeto “Comércio Forte”, uma ação que visa ajudar o pequeno empreendedor a observar as mudanças do perfil de compra do Varejo e assim poder alavancar as vendas desses empresários”.
A ACE Suzano, firmou também uma parceria com a Facesp (Federação de Associações Comerciais do Estado de São Paulo) que faz parte do Banco ACCrédito disponibilizando linhas de créditos com juros reduzidos de até R$ 50 mil para pequenas empresas com início de pagamento em 6 meses.

Segue abaixo a nota na íntegra da ACE Suzano

“A Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE Suzano) manifesta sua posição contrária à adoção de novas medidas restritivas à atividade comercial, determinadas pelo Governo do Estado, por não levar em consideração a dramática situação enfrentada pelo setor e, principalmente, pelo fato de que as empresas têm adotado todas as medidas sanitárias necessárias para assegurar, tanto a seus colaboradores quanto para os consumidores, a segurança em seus estabelecimentos.
Nossa entidade considera que a recente evolução da pandemia é motivo de preocupação, mas que novas medidas para reduzir seu impacto devem levar em conta que o comércio não pode ser responsabilizado por essa situação. O fechamento do comércio durante os dias pós Natal e pós Ano Novo mostraram que a medida em nada contribuiu para o objetivo visado, mas teve um impacto negativo muito significativo para as empresas atingidas, que já vinham fragilizadas pelo longo período de isolamento anterior. Impor novas restrições poderá implicar no fechamento definitivo de muitas empresas, com o consequente desemprego.
Não concordamos com a punição daqueles que cumprem com todas as exigências sanitárias impostas pelo governo e recomendadas pelos organismos internacionais, por causa de outros que não respeitam as normas para minimizar riscos de contágio da Covid-19, é injusto e desperta sentimento de frustração em todos porque parece que muitos empresários e trabalhadores fizeram sacrifício inútil.
É preciso levar ainda em consideração que, durante todo período de isolamento, parte importante do comércio de nossa cidade funcionou sem se constituir em fator de preocupação para as autoridades pelas cautelas que sempre adotaram, e que a posterior abertura dos demais estabelecimentos não mudou essa situação. Discriminar alguns segmentos do comércio, enquanto outros setores podem funcionar normalmente, cria condições injustas de concorrência e afeta a sobrevivência de parcela importante das empresas do varejo.
Restringir as atividades econômicas com base nas fases do Plano São Paulo, que considera fatores estatísticos que não se fundamentam na relação de causa e efeito do crescimento da pandemia, não assegura que os resultados esperados serão atingidos, acreditamos que a falta de diálogo, para a adoção de restrições tão drásticas, retira das entidades que dão apoio aos empresários as condições para poder dar suporte às medidas do Governo.
A ACE Suzano em conjunto com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) esperam que o governo reveja sua decisão tendo em vista a possibilidade de colapso da economia e de agravamento da situação da população mais pobre, com o risco de consequências sociais muito sérias. A ACE Suzano se coloca a disposição para atender os associados e empresários do município. “Juntos somos mais fortes”.