PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em viagem a Brasília, prefeito Ashiuchi busca solução para a entrega Residencial Suzano II aos moradores sorteados

Em sua viagem para Brasília, nesta semana, o prefeito Rodrigo Ashiuchi buscou uma solução para o caso do Residencial Suzano II, no Jardim Europa, obra de 600 apartamentos não terminada que já teve seus moradores sorteados, mas que não tiveram as residências liberadas.
Ashiuchi esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional e se encontrou com o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, para tratar do assunto.

A obra, é de responsabilidade da construtora Qualyfast, do agente financeiro Banco do Brasil e do governo federal. Contudo, a administração municipal exerce seu papel como articuladora entre as partes, buscando garantir a conclusão das obras e, consequentemente, a entrega das unidades aos beneficiários sorteados.

“É importante destacar que a Prefeitura de Suzano cumpriu com seu dever ao promover o sorteio das unidades, bem como formalizar a entrega dos documentos providenciados pelos beneficiários. Mesmo assim, também buscamos a solução junto aos moradores e, por isso, temos feito encontros com o banco e com a empresa responsável pela obra para que o conjunto seja entregue o quanto antes. Agradeço o apoio do secretário nacional de Habitação e do deputado federal Marcio Alvino”, disse o prefeito.

Conforme explicou o secretário Alfredo, até a próxima segunda-feira (03) promoverá, ao lado de sua equipe, um encontro com todos os envolvidos (construtora, agente financiador e governo federal) para buscar a resolução do problema e, assim, realizar a entrega dos apartamentos.

Em fevereiro desse ano, a Prefeitura de Suzano lançou um comunicado dizendo que as obras do conjunto habitacional, que seriam entregues em janeiro de 2021, não tinham previsão para entrega. A administração alegou que a responsabilidade era da Construtora, mas que a mesma passava por dificuldades financeiras e utilizara o dinheiro destinado às obras para quitar seus débitos.

Em todo momento a gestão Ashiuchi se posicionou como mediadora da relação entre Qualyfast e Banco do Brasil, defendendo que suas obrigações tinham sido cumpridas. No final de 2020, o local foi invadido e diversos equipamentos da parte técnicas dos apartamentos foram roubados.

Protestos

Na última segunda-feira (26), moradores do Residencial Suzano II fizeram um protesto em frente a Prefeitura de Suzano pedindo soluções concretas sobre os empreendimentos e pelo menos alguma previsão de entrega dos apartamentos.

Esse foi o caso de Letícia da Silva, que espera sua moradia desde 2015. Desde então, ela vive de aluguel junto aos quatro filhos, mas com a ajuda de parentes. Ela disse que o “sonho de ter a casa própria parece estar bem distante de acontecer”.
“A sensação que tenho é de descaso, desespero, medo; todas as sensações ruins que não só eu que sinto, mas muitos moradores que estão na mesma situação que a minha estão sentindo”, disse Letícia.

Jorge Celestino também foi um dos manifestantes e foi enfático em dizer: “a Prefeitura tá fazendo o povo de trouxa”. Ele disse que espera a liberação de seus imóvel há quatro anos. “Milhares de famílias indo morar debaixo da ponte, sem moradia porque nem auxílio aluguel a Prefeitura quer pagar para as famílias. Gravíssima a situação das famílias, com esse frio chegando, tendo que ir para debaixo de viadutos e pontes”, disse que Jorge.

Os manifestantes foram recebidos pelo secretário de Governo de Suzano, Alex Santos. Ele conversou com a representante do protesto, Karem Ketlin que sugeriu que a Prefeitura criasse um auxílio para os moradores desassistidos.
“Foi proposto por nós que a Prefeitura de Suzano nos concedesse pelo menos um auxílio aluguel, mesmo que não fosse o valor integral, mas que nos ajudasse com algum valor, cesta básicas para os mais necessitados, e o secretário do governo disse que colocaria essa hipótese em pauta com o prefeito, porém nada seria garantido”, disse Karem.

Ainda segundo ela, o secretário informou que o prefeito Ashiuchi iria para Brasília para buscar soluções para o caso e até quinta-feira (29)b teriam algum tipo de resposta.

Em nota enviada ao HojeDiario.com no mesmo dia, a Prefeitura de Suzano reforçou seu caráter de mediadora e disse que “reitera seu compromisso com as famílias beneficiadas pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, contempladas com os apartamentos do conjunto Residencial Suzano II”.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario