PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Um passo de cada vez”, por Padre Claudio Taciano

Quem nunca sonhou em mudar tudo, num estalar de dedos, mas ao amanhecer tudo continuou como era ou como sempre foi? Os horários, a rotina, as reuniões, os desentendimentos, as reclamações, continuaram sem mudanças consistentes. Há quem goste de procurar um conselheiro, para falar, desabafar e desestressar, mas depois continua fazendo tudo da mesma forma.

Na verdade, em muitos de nós, o desejo de novidade e de liberdade grita, mas a mesmice continua prevalecendo e sufocando, ideais, sonhos e metas. A novidade atrai e causa insegurança, fascina e amedronta. Não se pode abraçar a novidade de forma atabalhoada, atropelando tudo e todos. A coragem por vezes exige sutileza, sabedoria e calma. Os alicerces, as boas referências para uma história bela e feliz, nunca devem ser dispensadas. Se você quer viver bem, o bem precisa estar presente desde o início do seu pensamento até o início da sua ação. Escolher algo e deixar um rastro de decepção, tristeza e ferida nunca é uma boa pedida.

Sendo mais concreto, a minha felicidade não pode custar a tristeza crônica de outros. Logicamente que decisão causa cisão, ruptura, um certo vácuo, mas é algo momentâneo. Não se pode viver em função do que os outros pensam, mas também não se pode à custa de uma escolha, implodir os laços afetivos, a história que um dia foi escrita. É preciso olhar pra frente, mas veja pelo retrovisor o que está ficando para trás.

Aprendizagem com o passado vivido, coragem para o presente que se está vivendo e sabedoria para o que se busca lá na frente.
Cada pensamento, cada palavra, cada gesto, por mais insignificantes que pareçam, são tijolos que vão tornando bela e forte ou feia e frágil uma construção que será espiritualmente parte de nós.
Pensamentos, palavras e gestos são “os materiais” que usamos nesta construção.

Então, cuidado! Não com os obstáculos externos, que são previsíveis, em sua grande maioria. Mas com o tipo de material que usamos para pavimentar o presente visando o futuro. Viver o bem, fazer e ensinar o bem é a maior fortaleza que cada um de nós pode oferecer a si e aos outros. Deus vos abençoe!

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)