Cem trilhões de conexões celulares, em eterna troca de informações, tecem a estrutura mais complexa do Universo: o cérebro humano, afirmam os cientistas.

O cérebro humano é um conjunto distribuído em bilhões de células que se estendem por uma área de mais  ou menos um metro quadrado. É neste espaço, com todas estas conexões que somos capazes de processar as imagens que vemos, de diferenciar os cheiros e sons, de sentir dor ou alegria.

Embora ele seja extremamente complexo e extenso, ele representa apenas 2% do peso do corpo, mas, para que ele funcione adequadamente é preciso que receba aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração.

Divide-se em dois hemisférios: esquerdo e o direito. O hemisfério esquerdo coordena seu lado direito do corpo, sua racionalidade, o hemisfério direito, governa seu lado esquerdo do corpo, sua criatividade e suas emoções. Quando alguém é muito emotivo, muito criativo dizemos que ele é governado pelo lado direito do cérebro.

O cérebro é um hardware, assim como HD de um computador, para funcionar ele precisa da eletricidade gerada pelo nosso corpo. Os neurônios são os estímulos elétricos que fazem este computador funcionar.

Para que ele funcione direito, precisamos de softwares sofisticados. O cérebro, assim como um computador precisa de programas, e as diferentes linguagens é que são seus programas.

Uma mente saudável foi programada com linguagens corretas: boas leituras, vida saudável, boas lições aprendidas com a vida e na escola.

Percebemos o mundo e vivemos melhor quando não temos distorções de linguagens, quando temos um vocabulário rico. Quando falo vocabulário, refiro-me ao vocabulário mesmo das palavras e um repertório variado de experiências de vida, de imagens.

Quanto mais alimentamos nossa mente de coisas boas, mais nos tornamos bons.

As experiências amargas são inevitáveis, mas um cérebro saudável sempre as transforma em uma lição e não em uma mente distorcida e cheia de maldade.

Muitos homens brilhantes da humanidade tiveram uma boa infância, pais saudáveis e alimentaram sua mente com uma programação cheia de bons comandos.

Da mesma forma, grandes ditadores e  malfeitores da humanidade, foram, desde crianças, mal programados, tiveram pais opressores que distorceram sua forma de ver o mundo e lidar com a vida!

São boas ideias que fazem que nossa mente viaje na criatividade. Como dizia Einstein: A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original…

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui