A recente pesquisa realizada pela Genial Investimentos e Quaest Consultoria, divulgada nesta quarta-feira (08), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), na liderança em todos os cenários de primeiro turno, das eleições presidenciais de 2022.
O levantamento mostrou Lula com 46% das intenções de voto, contra 23% do presidente Jair Bolsonaro (PL). O terceiro colocado na disputa é o ex-juiz Sérgio Moro (PODE), com 10%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 5%, João Doria (PSDB), 2%, Rodrigo Pacheco (PSDB), 1%. A lista termina com Luiz Felipe d’Avila (NOVO) com 1%.
Últimas Notícias
- Secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, cumpre agenda em Brasília para novas parcerias
- “Não nos impeça de respirar”: paciente paliativa de câncer, moradora de Suzano, cobra lei que oferece medicação e tratamento oncológico gratuito por meio do SUS
- Emoção, cultura e tradição: Câmara de Vereadores de Suzano realiza sessão solene que comemora 117 anos da imigração japonesa com homenagem a empresas, autoridades e morador de 104 anos; assista
Segundo os dados, o petista poderia vencer as eleições até mesmo no primeiro turno, já que em alguns cenários ele aparece com 48% das intenções de voto, o que é mais do que a porcentagem de todos os outros candidatos somada (42%).
No segundo turno, Lula também venceria em todos os cenários, segundo a pesquisa. Já no caso de Bolsonaro, o único cenário em que a disputa ficava acirrada é contra o ex-juiz Moro (PODE), com quem fica empatado nas intenções de voto (31% x 34%), já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Porém, o atual presidente perderia também para Ciro Gomes (PDT).
Rejeição
A Genial/Quaest também questionou os entrevistados a respeito do nível de rejeição aos candidatos. No caso, Jair Bolsonaro aparece em primeiro com 64% de rejeição, e em segundo Sérgio Moro com 61%. Em terceiro está o governador João Doria, com 59%, seguido de Ciro Gomes com 55%. Lula só aparece em quinto lugar com 44% de rejeição, e por fim, o senador Rodrigo Pacheco com 36% e Luiz Felipe d’Avila com 21%.
A reprovação do governo Bolsonaro também foi testada e mostrou uma leve queda, apontada como 50% dos entrevistados como ruim. Em novembro, uma pesquisa apontava que 56% do eleitorado reprovava o governo atual. A aprovação subiu de 19% para 21% e a avaliação como regular passou de 22% para 26%.
Foram ouvidas 2.037 pessoas, com 16 anos ou mais nos dias 2 a 5 de dezembro. As entrevistas foram realizadas presencialmente. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.
(Matéria com informações do potal UOL Notícias)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario