PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Jovem é preso em Suzano suspeito de integrar facção nazista; Membro do grupo queria cometer atentado

Nesta quinta-feira (16), um jovem de 24 anos foi preso em Suzano, suspeito de integrar uma facção nazista que conta com membros em todo o Brasil. Com ele, as autoridades encontraram facões, arco e fechas e livros sobre o nazismo.

Segundo as investigações, comandadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e pelo Ministério Público daquele estado, o grupo praticava e incitava crimes contra negros e judeus em redes sociais, além de conversarem sobre a compra de armas.
Além do homem preso em Suzano, a Operação Bergon prendeu outras três pessoas em outros estados. A Polícia cumpriu também 31 mandados de busca e apreensão.
Um dos alvos da operação tinha armamento e planos para cometer um ataque em festas de final de ano em São Paulo.

As investigações tiveram início há sete meses e começaram após um alerta de órgãos de segurança do governo dos Estados Unidos. A partir de informações informações fornecidas na época, um suspeito foi preso e teve apreendido com ele um computador, um telefone e outros itens.
Na análise dos aparelhos, foi descoberto que o suspeito preso integrava grupos de WhatsApp cujos membros se autodeclaram nazistas, além de manter contato com adultos e menores. A partir dos dados, a investigação teve novos capítulos até as prisões e apreensões desta quinta-feira (16).

Segundo o MPRJ, o nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra.

(com informações do portal G1)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario