PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Empresa terá que recontratar e pagar indenização para mulher com câncer de mama que foi dispensada

Uma empresa de Minas Gerais terá que recontratar e pagar uma indenização para uma de suas funcionárias que foi demitida após ser diagnosticada com câncer de mama. A decisão foi tomada pela Terceira Turma do Tribunal de Justiça do Trabalho (TRT) de Minas Gerais.

Segundo a empresa, a mulher havia sido demitida com justa causa já que estava apta a exercer sua função de porteira. A mulher, porém, disse que ela foi dispensada quando pediu para ser afastada novamente para tratar de seu câncer, pouco tempo depois de ficar um período sem trabalhar por causa da doença.

Segundo a perícia realizada pela Justiça, a mulher já convive com o câncer de mama desde 2018. Como a demissão ocorreu em 2020, ela ainda apresentava incapacidade de comparecer e exercer o trabalho. O relator da perícia, Jessé Cláudio Franco de Alencar, também disse que, segundo os documentos médicos, a empregada apresentava incapacidade de trabalhar durante todo o período do tratamento médico, pois ainda sofria os sintomas da enfermidade.

Após um período de afastamento previdenciário, a mulher apresentou um atestado antes de voltar às suas atividades. Quando a validade do documentou expirou, a empresa a demitiu.

A empresa alegou se tratar de um término de contrato, e não discriminação. Também contestou a perícia da Justiça, dizendo que foi realizada meses após a demissão. O relator respondeu que os documentos mostravam a incapacidade de trabalhar por parte da mulher, devido ao tratamento do câncer.

O juiz também destacou que despedir um funcionário com doença grave que “suscite estigma ou preconceito” é discriminatória e passível de punição. No caso, Alencar determinou que mulher volta a atuar na mesma corporação, ocupando o mesmo cargo. Caso não haja vaga na cidade, a empresa será obrigada a oferecer uma oportunidade em outra cidade, mas com direito a recusa por parte da mulher. Também foi determinado o pagamento de uma indenização por danos morais em R$ 10 mil.

(Matéria com informações de BHAZ)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario