Foto: Glaucia Paulino/Prefeitura de Suzano
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Suzano, em parceria com a Associação Cultural Chinesa de Suzano, retomou as atividades da prática corporal Lian Gong. A cerimônia de abertura aconteceu no último domingo (27), reunindo mulheres de diferentes idades no Largo da Feira, na área central da cidade. Neste primeiro momento, a prática volta de forma gradativa em cinco pontos da cidade, com entrada livre e gratuita. 

PUBLICIDADE

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi. Também prestigiaram a retomada o presidente da Associação Cultural Chinesa de Suzano, Diego Tung, e os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Meio Ambiente, André Chiang. 

O Lian Gong é uma prática corporal chinesa que auxilia no fortalecimento da mente e do corpo, sendo uma tradição praticada há quase 25 anos na cidade. Com as atividades interrompidas desde março de 2020, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), a coordenação do grupo avaliou o atual cenário pandêmico, o quadro de vacinação dos alunos e monitores e a estabilidade de casos, e decidiu realizar a retomada gradual das ações neste mês de março. O projeto foi apresentado à Secretaria Municipal de Saúde para garantir a segurança de todos. 

Neste primeiro momento, as aulas acontecerão no Centro Cultural de Palmeiras (rua Crispin Adelino Cardoso, número 42, no bairro Vila Júlia), às segundas-feiras; no Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, número 90, no bairro Jardim Imperador), às terças-feiras; na Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa (rua Professor Jeremia, número 456, no bairro Vila Urupês), às quintas-feiras; na Unidades Básicas de Saúde Doutor André Cano Garcia (avenida Jaguari, número 37, no bairro Cidade Boa Vista), às sextas-feiras; e no Esporte Clube Suzaninho (rua Nove de Julho, número 722, no bairro Jardim Santa Helena), aos sábados. As atividades começam sempre às 8 horas. 

Como participar

Para participar das turmas, basta comparecer ao local da atividade, no dia e horário que as equipes estiverem, com documento original com foto. O(a) interessado(a) também deverá responder a um formulário para os monitores conhecerem o histórico da prática de exercício do aluno. Após o retorno nestes cinco pontos iniciais, a equipe irá avaliar a retomada gradativa até voltar aos 35 locais em que as aulas eram oferecidas antes da pandemia.

Para a primeira-dama Larissa Ashiuchi, o retorno dessas atividades representa mais movimento e esporte à cidade, além de qualidade de vida.
“A prática do Lian Gong é um símbolo em Suzano e dezenas de alunos esperaram esse retorno. Poder ver a cidade sendo tomada por essa prática tão bonita e terapêutica é uma felicidade para nós”, frisou. 

Segundo o presidente da Associação Cultural Chinesa de Suzano, Deigo Tung, a prefeitura sempre foi muito parceira e incentivadora do projeto.
“A coordenação (do projeto), feita pela equipe da associação, fica muito feliz com esse retorno e agradece essa parceria da prefeitura, que sempre foi grande incentivadora da prática do Liang Gong na cidade e caminhou junto com os monitores e alunos”, explanou. 

Lian Gong

Em 2022, o grupo de Lian Gong completa 25 anos de tradição e exercício na cidade, levando a cultura chinesa para os bairros, além de mostrar para os suzanenses como é a prática corporal. 

Antes da pandemia, em 2020, o grupo contava com 50 monitores e mais de 1,3 mil alunos atuantes nos 35 pontos da cidade. A equipe espera que esses números sejam ainda maiores com o retorno gradual que começou neste mês.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui